Mundo

Familiares de vítimas de incêndio na Grécia processam autoridades

Autoridades ainda investigam a causa do incêndio e a ação do governo na reação ao fogo, que matou ao menos 91 pessoas

As autoridades podem estar sujeitas a acusações criminais, como homicídio culposo, dano corporal e incêndio criminoso (Costas Baltas/Reuters)

As autoridades podem estar sujeitas a acusações criminais, como homicídio culposo, dano corporal e incêndio criminoso (Costas Baltas/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 1 de agosto de 2018 às 12h08.

Atenas - Os familiares de uma mulher e um homem que morreram em um incêndio florestal perto de Atenas na semana passada processaram autoridades do Estado, os bombeiros e a polícia da Grécia devido às mortes.

As autoridades podem estar sujeitas a acusações criminais, como homicídio culposo, dano corporal e incêndio criminoso, no que classificam como uma "catástrofe bíblica", segundo o texto da ação civil vista pela Reuters.

"Acredito que aqueles que são responsáveis por proteger as pessoas, por apagar o incêndio e adotar todas as medidas de precaução para evitá-lo serão condenadas", disse o advogado dos familiares, Antonis Foussas, à Reuters.

Um procurador está investigando a causa do incêndio florestal e o papel das autoridades na reação ao fogo, que matou ao menos 91 pessoas na cidade litorânea de Mati e em áreas próximas.

As duas vítimas cujos familiares ingressaram na Justiça contra as autoridades morreram tentando fugir das chamas, de acordo com a ação civil. Seus corpos foram encontrados a cerca de 400 metros de suas casas.

"Estamos na posição triste e trágica de lamentar a perda injusta de nossos entes queridos", disseram os familiares na ação civil.

O professor Vassilis Katsargyris, de 70 anos, ficou preso na garagem enquanto sua esposa e amigos norte-americanos da família lutavam para chegar à praia mais próxima. Sua esposa voltou para tentar resgatá-lo e a sua vizinha de 73 anos, Maria Pagomenou, mas não conseguiu.

Nem antes nem durante o incêndio as autoridades os instruíram sobre como agir ou escapar para um local seguro, disseram os familiares.

Acompanhe tudo sobre:GréciaIncêndiosMortes

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala