Mundo

Família Bush define Thatcher como 'inspiradora'

Os ex-presidentes americanos George W.H. Bush e George W. Bush definiram Thatcher como "uma das mais ferozes defensoras" da liberdade e do livre mercado


	George W. Bush: "Ela foi um grande exemplo de força e personalidade, além de uma grande aliada que fortaleceu a relação entre Reino Unido e Estados Unidos", acrescentou Bush.
 (Getty Images)

George W. Bush: "Ela foi um grande exemplo de força e personalidade, além de uma grande aliada que fortaleceu a relação entre Reino Unido e Estados Unidos", acrescentou Bush. (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2013 às 14h49.

Washington - Os ex-presidentes americanos George W.H. Bush e George W. Bush definiram nesta segunda-feira a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher como uma "líder inspiradora" e "uma das mais ferozes defensoras" da liberdade e do livre mercado, ao lamentar a morte da chamada "Dama de Ferro".

Thatcher, que morreu nesta manhã aos 87 anos em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), "guiou" o Reino Unido como chefe de governo entre 1979 e 1990 "com muita confiança e clareza", assinalou em comunicado o ex-presidente George W. Bush (2001-2009).

"Ela foi um grande exemplo de força e personalidade, além de uma grande aliada que fortaleceu a relação entre Reino Unido e Estados Unidos", acrescentou Bush.

O ex-presidente dos EUA e sua esposa, Laura, também se declararam "entristecidos" pela morte de "uma mulher forte e uma amiga".

Em outro comunicado, George Bush pai, que foi presidente dos Estados Unidos entre 1989 e 1993, ressaltou que Thatcher "foi uma das mais ferozes defensoras da liberdade e do livre mercado" no século XX.

Em 1991, Bush pai concedeu a Thatcher a Medalha da Liberdade, a mais alta condecoração civil dos Estados Unidos.

Além das declarações de Bush pai e filho, outros políticos republicanos dos EUA também lembraram a figura da ex-primeira-ministra conservadora. O ex-secretário de Estado Henry Kissinger, por exemplo, qualificou Thatcher como uma pessoa "de fortes convicções", com "grandes habilidades de liderança e uma personalidade extraordinária".

Já a Condoleezza Rice, que foi secretária de Estado entre 2005 e 2009, indicou que Thatcher foi sua fonte de inspiração e que as gerações posteriores se fortalecerão com a lembrança de sua "paixão pela liberdade".

Para o presidente da Câmara dos Representantes do Congresso, John Boehner, a "Dama de Ferro" estabeleceu "os princípios conservadores" na Europa ocidental através de um "trabalho duro e responsabilidade". 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)EuropaMargaret ThatcherPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Surto de mpox na África preocupa OMS

Papa pede 'busca pela verdade' na Venezuela em meio ao aumento da pressão internacional

Protestos contra o governo em Bangladesh deixam mais de 70 mortos e 300 feridos

Ucrânia recebe primeiros caças F-16 para enfrentar a Rússia

Mais na Exame