Mundo

Falha em subestação provoca blecaute em 8 estados do Brasil

Problema foi detectado em Jatobá, município de Pernambuco, segundo a Chesf

Linha de transmissão elétrica: autoridades registraram poucos incidentes com apagão (Wikimedia Commons)

Linha de transmissão elétrica: autoridades registraram poucos incidentes com apagão (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2011 às 11h23.

Rio de Janeiro - Uma falha em uma subestação de energia provocou um blecaute na madrugada desta sexta-feira em grande parte de oito estados do nordeste do Brasil, uma região com cerca de 53 milhões de habitantes, informaram fontes oficiais.

A suposta falha que desligou seis linhas de transmissão ocorreu na subestação de Luiz Gonzaga, em Jatobá, município de Pernambuco, o maior estado do nordeste do Brasil, informaram porta-vozes da estatal Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

O incidente deixou diversas cidades de oito dos nove estados do nordeste sem energia elétrica pouco antes da meia-noite da quinta-feira, que voltou a ser restabelecida às 2h do horário de Brasília desta sexta-feira.

Conforme o diretor da Chesf, Mozart Bandeira Arnaud, a falha provocou um desequilíbrio no sistema, derrubou seis linhas de alta tensão e interrompeu a transmissão de energia procedente de três centrais hidroelétricas: Luiz Gonzaga, Paulo Afonso e Xingó.

"Houve uma falha em um componente eletrônico que faz parte do sistema de proteção da subestação", explicou o diretor de operações da Chesf, Arnaud.

"Isto pode ocorrer às vezes, mas como neste caso a subestação era muito grande os efeitos atingiram várias regiões", acrescentou.

A Chesf informou que às 3h da manhã, a provisão de energia tinha sido totalmente normalizada nos oito estados afetados pelo blecaute: Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará.

Apesar da extensão do blecaute, as autoridades registraram poucos incidentes, especialmente graças à hora que ocorreu o problema, enquanto a Polícia disse que a situação de ordem pública foi normal.

Acompanhe tudo sobre:ApagãoEletricidadeRegião Nordeste

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame