Mundo

Explosão de bomba nas Filipinas deixa um morto e 30 feridos

A prefeita da cidade explicou que a vítima mortal é uma estudante de 14 anos e que a polícia está investigando se o ataque é parte de uma tentativa de extorsão


	Fumaça em Zamboanga: o chefe da Polícia local disse que a companhia proprietária da linha de ônibus tinha recebido ameaças para que pagasse a um chantagista
 (Erik De Castro/Reuters)

Fumaça em Zamboanga: o chefe da Polícia local disse que a companhia proprietária da linha de ônibus tinha recebido ameaças para que pagasse a um chantagista (Erik De Castro/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2015 às 11h54.

Manila - Pelo menos uma pessoa morreu e outras 30 ficaram feridas nesta sexta-feira após a explodir de uma bomba em um ônibus urbano em Zamboanga, uma cidade no sul do arquipélago filipino, informaram as autoridades locais.

A prefeita da cidade, Maria Isabelle Climaco, explicou em comunicado em sua página do Facebook que a vítima mortal é Fátima Imbriada, uma estudante de 14 anos, e que a polícia está investigando se o ataque é parte de uma tentativa de extorsão.

"O governo local condena com firmeza o incidente com bomba no ônibus que deixou um morto e vários feridos", escreveu a primeira vereador nas redes sociais.

O chefe da Polícia local, Angelito Casimiro, disse à televisão que a companhia proprietária da linha de ônibus tinha recebido ameaças para que pagasse a um chantagista.

No entanto, as autoridades não descartam que trata-se de um atentado por parte da organização radical islâmica Abu Sayyaf, considerada um grupo terrorista pelos governos das Filipinas e Estados Unidos.

Abu Sayyaf, integrada por cerca de 400 homens armados, foi formada em 1991 por um grupo de ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a União Soviética.

Desde então, o grupo cometeu os atentados mais sangrentos nas Filipinas e múltiplos sequestros, além de declarar seu apoio ao movimento jihadista Estado Islâmico e colaborar com o grupo Jemaah Islamiya, o braço da Al Qaeda no sudeste asiático.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaFilipinasTransportesTransporte públicoExplosõesÔnibus

Mais de Mundo

México nega interferência política nos EUA após acusações de Trump

EUA suspende agentes do ICE após morte em Minneapolis

União Europeia avança em debate para banir redes sociais para adolescentes

Documento explica planos militares de Trump para China e América Latina