Exame Logo

Expansão das cidades pode elevar temperaturas locais

Uma das razões que explicam o aquecimento é que as áreas urbanas são "ilhas de calor", com suas ruas e avenidas pavimentadas e paredões de concreto, aponta pesquisa

Bangkok, na Tailândia ao pôr-do-sol (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 18h50.

São Paulo – Deixe de lado o aquecimento global . Nos próximos anos, só o crescimento populacional e a expansão das cidades devem contribuir para a elevação média de 1°C nas temperaturas locais. É o que indica um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e publicado na revista Environmental Research Letters.

A pesquisa investigou os efeitos da urbanização na área dos EUA que apresenta maior crescimento urbano, conhecida como Sun Corridor. Localizada próxima às cidades de Phoenix, Tucson, Prescott e Nogales, a região deverá ter entre 8 e 16 milhões de habitantes até 2050, processo que também vai provocar mudanças na economia do Arizona, hoje predominantemente agrária.

Veja também

Usando um modelo de previsão de tempo, os pesquisadores realizaram simulações numéricas a partir do crescimentos mínimo e máximo previsto para ocorrer no Corredor. No cenário mínimo, o aumento seria leve, entre 0,1 e 0,3° C. Já no cenário máximo, no entanto, o aquecimento seria de 0,5 ° C no período do inverno e mais de 1 ° C na estação do verão.

Apesar do estudo ter sido feito com base em uma meglópole americana, os pesquisadores dizem que as projeções também se aplicam a outras regiões em crescimento urbano. Uma das razões que explicam esse aumento é que as áreas urbanas são "ilhas de calor", com suas ruas e avenidas pavimentadas e paredões de concreto, que retém mais calor que as áreas rurais, elevando assim as temperaturas regionais, especialmente à noite. Soma-se a isso fatores como grande quantidade de ar condicionado e carência de áreas verdes.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambientePesquisa e desenvolvimento

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame