Mundo

Exortação Apostólica do papa será publicada hoje

O primeiro e esperado documento do pontificado do papa Francisco, a Exortação Apostólica, será publicado nesta terça


	Papa Francisco: essa Exortação Apostólica traz reflexões do pontífice
 (Giampiero Sposito/Reuters)

Papa Francisco: essa Exortação Apostólica traz reflexões do pontífice (Giampiero Sposito/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 07h53.

Cidade do Vaticano - O primeiro e esperado documento do pontificado do papa Francisco, a Exortação Apostólica "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho), será publicado nesta terça-feira por volta das 9h (de Brasília) e, inclusive, em vários idiomas.

O papa Francisco, que no último domingo encerrou o Ano da Fé - período de reflexão e amadurecimento da fé dos católicos instituído pelo Papa Emérito Bento XVI -, publicará o primeiro documento de seu pontificado, já que a Encíclica "Lumen Fidei" publicada em julho foi escrita em sua maior parte por Bento XVI, enquanto Francisco se limitou a completá-la.

Embora tenha sido baseada nas conclusões do Sínodo de Bispos sobre a Nova Evangelização, realizado no último mês de outubro, essa Exortação Apostólica traz as reflexões do pontífice, que entregou o texto a 35 pessoas no último domingo, durante o encerramento do Ano da Fé, na missa celebrada na Praça de São Pedro.

Os primeiros a receber o primeiro documento do papa argentino foram um bispo procedente da Letônia, um sacerdote da Tanzânia e um diácono da Austrália.

Posteriormente, o documento foi entregue a um grupo de religiosos, a jovens confirmados, a um seminarista, a uma noviça, a uma família, a catequistas e outros representantes do mundo católico, enquanto uma versão áudio da carta foi entregue a uma pessoa cega.

A Exortação Apostólica também foi entregue a alguns artistas, "para ressaltar o valor da beleza como forma privilegiada de evangelização", segundo explicou o Vaticano, incluindo o escultor japonês Etsuro Sotoo, encarregado de realizar algumas das obras na Sagrada Família de Barcelona, e Anna Gulak, uma jovem pintora polonesa.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIIgreja CatólicaPapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Israel captura membro do alto escalão do Hezbollah no norte do Líbano

Washington trabalha nos preparativos para as eleições americanas

Colonos americanos-israelenses torcem por um segundo mandato de Trump

Líder supremo do Irã adverte que Israel e EUA receberão uma “resposta esmagadora”