Mundo

Exortação Apostólica do papa será publicada hoje

O primeiro e esperado documento do pontificado do papa Francisco, a Exortação Apostólica, será publicado nesta terça


	Papa Francisco: essa Exortação Apostólica traz reflexões do pontífice
 (Giampiero Sposito/Reuters)

Papa Francisco: essa Exortação Apostólica traz reflexões do pontífice (Giampiero Sposito/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 07h53.

Cidade do Vaticano - O primeiro e esperado documento do pontificado do papa Francisco, a Exortação Apostólica "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho), será publicado nesta terça-feira por volta das 9h (de Brasília) e, inclusive, em vários idiomas.

O papa Francisco, que no último domingo encerrou o Ano da Fé - período de reflexão e amadurecimento da fé dos católicos instituído pelo Papa Emérito Bento XVI -, publicará o primeiro documento de seu pontificado, já que a Encíclica "Lumen Fidei" publicada em julho foi escrita em sua maior parte por Bento XVI, enquanto Francisco se limitou a completá-la.

Embora tenha sido baseada nas conclusões do Sínodo de Bispos sobre a Nova Evangelização, realizado no último mês de outubro, essa Exortação Apostólica traz as reflexões do pontífice, que entregou o texto a 35 pessoas no último domingo, durante o encerramento do Ano da Fé, na missa celebrada na Praça de São Pedro.

Os primeiros a receber o primeiro documento do papa argentino foram um bispo procedente da Letônia, um sacerdote da Tanzânia e um diácono da Austrália.

Posteriormente, o documento foi entregue a um grupo de religiosos, a jovens confirmados, a um seminarista, a uma noviça, a uma família, a catequistas e outros representantes do mundo católico, enquanto uma versão áudio da carta foi entregue a uma pessoa cega.

A Exortação Apostólica também foi entregue a alguns artistas, "para ressaltar o valor da beleza como forma privilegiada de evangelização", segundo explicou o Vaticano, incluindo o escultor japonês Etsuro Sotoo, encarregado de realizar algumas das obras na Sagrada Família de Barcelona, e Anna Gulak, uma jovem pintora polonesa.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIIgreja CatólicaPapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal