Mundo

Exército mata dez membros do cartel Los Zetas no México

Dez membros do cartel mexicano Los Zetas foram mortos em um tiroteio com forças do Exército e da polícia

Equipe da Marinha mexicana: Veracruz, na costa do Golfo do México, é palco de um violento confronto entre os carteis do Golfo e Los Zetas (Yuri Cortez/AFP)

Equipe da Marinha mexicana: Veracruz, na costa do Golfo do México, é palco de um violento confronto entre os carteis do Golfo e Los Zetas (Yuri Cortez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2014 às 09h31.

Veracruz - Dez membros do cartel mexicano Los Zetas, incluindo uma mulher, foram mortos em um tiroteio com forças do Exército e da polícia no centro da cidade de Perote, no estado de Veracruz, leste do México, informou nesta quinta-feira o governo estadual.

"Como resultado deste confronto foram abatidos nove homens e uma mulher", informou a secretaria de Segurança Pública de Veracruz, ao assinalar que a informação preliminar aponta para uma das "mais perigosas células" do cartel Los Zetas, "dedicada a sequestros" no estado.

Segundo as autoridades, elementos da Secretaria de Segurança Pública e tropas do Exército "foram atacados com armas de fogo a partir de uma casa" quando realizavam uma operação para localizar criminosos dedicados a sequestros.

O tiroteio ocorreu em uma movimentada avenida de Perote, 50 km da capital de Veracruz.

No local onde estavam os criminosos foram encontradas "dez armas longas, munição e camisas falsas da Polícia Federal".

Veracruz, na costa do Golfo do México, é palco de um violento confronto entre os carteis do Golfo e Los Zetas.

Em julho de 2013, o governo de Enrique Peña Nieto capturou Miguel Ángel Treviño, ou "Z-40", líder de Los Zetas. Agora a organização seria liderada por seu irmão mais novo, Omar.

Los Zetas são uma organização criminosa fundada por ex-militares desertores que se formou como o braço armado do cartel do Golfo e que agora disputam povoados e cidades em vários estados do norte e leste do país.

A brutalidade de seus métodos assim como suas extorsões, sequestros e assassinatos de imigrantes que tentam chegar de forma ilegal ao Estados Unidos são alguns de seus principais instrumentos de domínio.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrimeMéxicoMortes

Mais de Mundo

Os 26 países onde mais se acredita em Deus; Brasil domina o ranking

Iowa pode mudar o resultado da eleição nos EUA? Entenda

Polícia desbloqueia rodovia bloqueada por “evistas” na maior região da Bolívia

Eleições EUA: a votação tem urna eletrônica?