Mundo

Ex-primeiro-ministro croata é condenado a 9 anos de prisão

Tribunal condenou em primeira instância o ex-primeiro-ministro croata Ivo Sanader a nove anos de prisão por caso de corrupção

Ex-primeiro-ministro croata Ivo Sanader: além disso, o Tribunal decidiu confiscar os bens do ex-chefe de governo e de sua família (AFP/Getty Images)

Ex-primeiro-ministro croata Ivo Sanader: além disso, o Tribunal decidiu confiscar os bens do ex-chefe de governo e de sua família (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2014 às 10h23.

Zagreb - Um Tribunal Regional de Zagreb condenou nesta terça-feira em primeira instância o ex-primeiro-ministro croata Ivo Sanader a nove anos de prisão pelo caso de corrupção "Fimi Media", o maior da história da Croácia.

O partido de Sanader, a agora opositora "União Democrática Croata" (HDZ), também foi declarado culpado pelo mesmo caso e condenado a pagar 4 milhões de euros.

Além disso, o Tribunal decidiu confiscar os bens do ex-chefe de governo e de sua família no valor de 2 milhões de euros.

Sanader, primeiro-ministro da Croácia entre 2003 e 2009, está preso desde sua condenação em 2012 a dez anos de prisão por outro caso de corrupção.

No caso encerrado hoje, Sanader, quatro de seus colaboradores e a HDZ foram acusados de se apropriar de pelo menos 10 milhões de euros pelo desvio de recursos de empresas e instituições estatais usando serviços fictícios realizados pela companhia privada Fimi Media.

A HDZ, o principal partido da oposição croata, anunciou que recorrerá da sentença de hoje.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEuropaCorrupçãoEscândalosFraudesCroácia

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump