Mundo

Ex-preso quer saber o papel da Grã-Bretanha em Guantánamo

Aamer afirma que um funcionário britânico estava presente quando ele foi agredido por agentes americanos durante um interrogatório


	Guantánamo: "Quero apenas que as pessoas digam a verdade, como eu estou fazendo agora", afirmou Shaker Aamer
 (REUTERS/Bob Strong/Files)

Guantánamo: "Quero apenas que as pessoas digam a verdade, como eu estou fazendo agora", afirmou Shaker Aamer (REUTERS/Bob Strong/Files)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 10h46.

Um ex-preso de Guantánamo, que passou mais de 13 anos na ilha e se tornou o último britânico na base naval americana, disse que deseja "a verdade" sobre o papel da Grã-Bretanha na prisão, mas que não denunciará ninguém.

"Quero apenas que as pessoas digam a verdade, como eu estou fazendo agora", afirmou Shaker Aamer, de 46 anos, à BBC, em sua primeira entrevista depois de deixar a prisão da ilha de Cuba em outubro.

Aamer afirma que um funcionário britânico estava presente quando ele foi agredido por agentes americanos durante um interrogatório na base de Bagram, Afeganistão, depois de ser detido em 2002.

"Não quero processar ninguém. Não acredito que os tribunais vão resolver este problema", disse Aaamer, que também cidadania saudita, que era acusado de ter pertencido à Al-Qaeda, mas que nunca foi formalmente indiciado.

Em uma série de casos que ainda estão pendentes de resolução pela justiça britânica, há demandas para julgar membros dos serviços de segurança britânicos por colaborar com os americanos em um programa que permitia torturar detentos.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaReino Unido

Mais de Mundo

Keiko Fujimori é eleita presidente do Peru após 22 dias de apuração

Terremoto na Venezuela: mais de 1.700 mortos e ONU estima 50 mil desaparecidos

Ebola avança para quarta província na República Democrática do Congo

Instinto materno: bebê ajuda mãe a sobreviver após terremoto na Venezuela