Mundo

Ex-presidente Sarkozy é inocentado em caso Bettencourt

Sarkozy havia sido acusado no dia 21 de março neste caso, relacionado a abusos de incapaz contra a multimilionária Liliane Bettencourt


	Sarkozy: decisão permite que o ex-presidente considere com mais serenidade seu retorno à política, embora seu nome seja citado em outros casos judiciais
 (Kenzo Tribouillard/AFP)

Sarkozy: decisão permite que o ex-presidente considere com mais serenidade seu retorno à política, embora seu nome seja citado em outros casos judiciais (Kenzo Tribouillard/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 18h20.

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, que era acusado por abuso de incapaz no caso Bettencourt, foi inocentado pelos juízes de Bordeaux (sudoeste da França) responsáveis pelo caso, indicou uma fonte próxima ao caso.

Sarkozy havia sido acusado no dia 21 de março neste caso, relacionado a abusos de incapaz contra a multimilionária Liliane Bettencourt, herdeira da empresa de cosméticos L'Oréal, no âmbito de uma investigação sobre um possível financiamento ilegal de seu partido, a União por um Movimento Popular (UMP).

Era suspeito de ter recebido dinheiro da multimilionária, de 90 anos e que sofre de senilidade, segundo uma perícia médica, para financiar sua campanha presidencial de 2007.

Esta decisão permite que o ex-presidente considere com mais serenidade seu retorno à política, embora seu nome seja citado em outros casos judiciais, como o de um possível financiamento de sua campanha eleitoral por parte da Líbia, o chamado caso Karachi, relacionado a supostos financiamentos políticos ilícitos através de retrocomissões por venda de armamentos, e a controversa arbitragem a favor do empresário Bernard Tapie.

Afastado da política desde que foi derrotado na eleição presidencial de 2012 pelo socialista François Hollande, Nicolas Sarkozy continua sendo o candidato preferido dos simpatizantes da UMP para a eleição presidencial de 2017.

Segundo os jornais Le Monde e Sud Ouest, 10 dos outros 11 acusados neste caso, entre eles o ex-ministro do Orçamento, Eric Woerth, comparecerão ante um tribunal.

Acompanhe tudo sobre:CrimeJustiçaNicolas SarkozyPartidos políticosPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Argentina conclui obra-chave para levar gás ao centro-norte do país e ao Brasil

MP da Argentina pede convocação de Fernández para depor em caso de violência de gênero

Exército anuncia novas ordens de alistamento para judeus ultraortodoxos em Israel

Eleição nos EUA: país reforça segurança de trabalhadores e das urnas