Ex-político espanhol é baleado no centro de Madri
Alejo Vidal-Quadras foi atingido por um suspeito no início da tarde
Agência de notícias
Publicado em 9 de novembro de 2023 às 15h40.
Um ex-líder do principal partido da direita espanhola na Catalunha, e depois da legenda de extrema direita Vox, foi baleado em Madri , nesta quinta-feira, 9, informou uma fonte policial.
Alejo Vidal-Quadras "foi baleado no rosto por volta das 13h30 de hoje [9h30 em Brasília] na rua Núñez de Balboa, em Madri ", detalhou a fonte. "Foi levado consciente para o hospital", disse a mesma fonte, acrescentado que a brigada da polícia nacional encarregada de homicídios assumiu a investigação.
- RaiaDrogasil (RADL3) revisa guidance e acelera plano de expansão para até 600 lojas em dois anos
- É abusiva a cobrança de multa para cancelar o plano de saúde?
- América-MG é o primeiro time rebaixado do Brasileirão; veja o risco de queda dos outros clubes
- O que entra na Netflix esta semana? Veja os filmes e as séries
- PMI da zona do euro recua a 46,5 em outubro e atinge menor nível 3 anos
- STF decide se separação judicial é exigência para divórcio; entenda o que muda
Os serviços de emergência da capital espanhola disseram, por sua vez, que estavam tentando estabilizar "um homem de 78 anos com um ferimento por arma de fogo (…) na área do maxilar", conforme mensagem publicada na rede social X.
Vários políticos espanhóis e europeus condenaram o ocorrido e pediram que se esclareça o que aconteceu.
"Quero transmitir minha solidariedade e desejos de pronta recuperação a Alejo Vidal-Quadras", escreveu o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, na mesma rede.
"Confiamos em que a investigação possa esclarecer o quanto antes os fatos e prender os responsáveis", completou.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, enviaram mensagens de apoio a Vidal-Quadras, também pelo X.
Alejo Vidal-Quadras presidiu o Partido Popular (PP, direita) na região da Catalunha na década de 1990. Depois, foi eurodeputado, chegando a ocupar o cargo de vice-presidente do Parlamento Europeu, e um dos fundadores do partido de extrema direita Vox, o qual abandonou logo após sua criação.