Mundo

Ex-companheiro de prisão diz que Mandela sorri do céu

Andrew Mlangeni, ex-companheiro de Nelson Mandela na prisão Robben Island, afirmou que o líder sorri do céu ao ver seu país unido pelo luto por sua morte

Andrew Mlangeni, ex-companheiro de Nelson Mandela na prisão: "não resta dúvida de que Mandela sorri ao ver a nação unida", disse (Getty Images)

Andrew Mlangeni, ex-companheiro de Nelson Mandela na prisão: "não resta dúvida de que Mandela sorri ao ver a nação unida", disse (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 09h12.

Johanesburgo - Andrew Mlangeni, ex-companheiro de Nelson Mandela na prisão Robben Island, afirmou nesta terça-feira, na cerimônia religiosa em homenagem ao ex-presidente sul-africano, que o líder "sorri do céu" ao ver seu país unido pelo luto por sua morte.

"Não resta dúvida de que Mandela sorri ao ver a nação unida", disse Mlangeni em seu discurso no estádio FNB, em Soweto (Johanesburgo), onde está sendo realizado o ato.

Mlangeni, que foi condenado à prisão perpétua junto com Mandela no julgamento de Rivonia, em 1964, por suas atividades contra o regime racista do apartheid, lembrou a luta do ex-presidente por "unir todas as raças e credos" ao "respeito mútuo".

"Foi uma inspiração para bilhões de pessoas, ao simbolizar os valores da esperança e da paciência. Criou esperança quando não havia nada", acrescentou.

Em seguida, vários netos de Mandela discursaram e lembraram o ex-presidente, que morreu na quinta-feira passada aos 95 anos.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulNelson MandelaPolíticos

Mais de Mundo

Após Trump ameaçar tomar Groenlândia, Dinamarca diz "estar aberta ao diálogo" sobre Ártico

Incêndios florestais da Califórnia são visíveis para passageiros pousando em Los Angeles; veja vídeo

China intensifica esforços de resgate após terremoto que deixou 126 mortos no Tibete

Steve Bannon critica Musk e diz que buscará expulsá-lo da Casa Branca antes da posse de Trump