Mundo

Ex-autoridades venezuelanas são clientes do Banco Madrid

Relatório da Comissão de Prevenção de Lavagem de Capitais (Sepblac) espanhola aponta ex-autoridades do Banco Madrid

Relatório da Comissão de Prevenção de Lavagem de Capitais (Sepblac) espanhola aponta ex-autoridades do Banco Madrid (Gerard Julien/AFP)

Relatório da Comissão de Prevenção de Lavagem de Capitais (Sepblac) espanhola aponta ex-autoridades do Banco Madrid (Gerard Julien/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2015 às 12h10.

Madri - Nomes de ex-funcionários do alto escalão e empresários venezuelanos figuram no relatório que a Comissão de Prevenção de Lavagem de Capitais (Sepblac) espanhola realizou sobre o Banco Madrid, filial do BPA, de Andorra, publicou nesta segunda-feira o jornal El Mundo.

Segundo o jornal espanhol, seus nomes figuram em uma "relação de clientes descobertos na filial espanhola do Banca Privat d'Andorra (BPA), sem que a entidade tenha tomado as medidas necessárias para evitar que lavassem dinheiro, descumprindo de forma muito grave a norma espanhola".

Na lista aparecem, segundo o El Mundo, o ex-vice-ministro de Energia da Venezuela Nervis Gerardo Villalobos; o ex-vice-ministro de Desenvolvimento Elétrico Javier Alvarado; o ex-vice-ministro de Interior e Segurança Cidadã Alcides Rondón; o ex-diretor de Segurança do regime chavista Carlos Luis Aguilera Borjas; o ex-dirigente da petrolífera PDVSA Francisco Rafael Jiménez Villarroel e o empresário Omar Farías.

O jornal afirma que eles podem ter depositado na entidade bancária fundos de origem ilícita.

"Estes documentos são confidenciais, não fazemos nenhum comentário", disse uma porta-voz do ministério da Economia, do qual depende a comissão de prevenção de lavagem, negando-se a confirmar a lista de nomes e se estão sendo investigados.

Acompanhe tudo sobre:BancosAmérica LatinaEuropaPiigsVenezuelaFinançasEspanha

Mais de Mundo

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela

EUA: divergência sobre ICE provoca paralisação no DHS