Mundo

Evo Morales perde referendo por reeleição, aponta pesquisa

O líder indígena, que ocupa a Presidência desde 2006, buscava alterar a Constituição a fim de poder concorrer a um novo mandato


	Presidente da Bolívia, Evo Morales: líder indígena buscava alterar a Constituição
 (Getty Images)

Presidente da Bolívia, Evo Morales: líder indígena buscava alterar a Constituição (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2016 às 08h31.

La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi derrotado no referendo realizado no domingo necessário para tentar uma nova reeleição, de acordo com pesquisas de boca de urna divulgadas pela mídia local, embora a diferença seja tão pequena que o resultado poderia ser revertido na demorada contagem oficial.

Em meio a um clima de tensão gerado por recentes casos de violência e acusações de abuso de poder, 52,3 por cento dos bolivianos votaram a favor do "Não" à reforma constitucional que permitiria a opção de uma nova reeleição, ante 47,7 por cento para o "Sim", segundo a consultoria Ipsos.

Segundo a pesquisa boca de urna Equipos Mori, o "Não" venceu com 51 por cento contra 49 por cento do "Sim", um resultado que se for confirmado na apuração obrigará Morales a deixar o poder no final do seu terceiro e atual mandato, em 2020.

O líder indígena, que ocupa a Presidência desde 2006, buscava alterar a Constituição a fim de poder concorrer a um novo mandato para comandar o país de 2020 a 2025.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaEleiçõesEvo MoralesPolíticos

Mais de Mundo

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês