Mundo

Europa pede "ação urgente" do Irã na questão nuclear

As seis potências que tentam negociar com Teerã o programa nuclear iraniano querem que o Irã "tome uma ação urgente"

Ashton: 'Reitero meu pedido para que as Farc deixem as armas e se unam ao processo de reforma política e modernização da Colômbia'
 (John Thys/AFP)

Ashton: 'Reitero meu pedido para que as Farc deixem as armas e se unam ao processo de reforma política e modernização da Colômbia' (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 22h59.

Nova York - A chefe da política externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, disse nesta quinta-feira em Nova York que as seis potências que tentam negociar com Teerã o programa nuclear iraniano querem que o Irã "tome uma ação urgente" e prove que desenvolve a energia nuclear para fins pacíficos e não tenta construir armas atômicas.

Ashton se reuniu hoje com ministros dos Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha, aos quais informou sobre sua última reunião com o negociador chefe do Irã, Saed Jalili. A reunião entre Ashton e Jalili aconteceu em Istambul na semana passada.

"Hoje nós discutimos a necessidade do Irã tomar uma ação urgente, quando abordamos a questão nuclear iraniana", disse Ashton. Os comentários de Ashton foram feitos após o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ter discursado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e afirmado que o Irã poderá construir uma bomba atômica até meados de 2013.

As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIrã - PaísUsinas nucleares

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump