Exame Logo

EUA vão responsabilizar culpados por vazamento de petróleo

O presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu mudar a legislação, caso necessário, para evitar repetições do episódio no Golfo

Barack Obama, presidente dos EUA: comissão especial foi criada para cuidar do vazamento no Golfo do México (.)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, prometeu nesta terça-feira responsabilizar legalmente os culpados pelo vazamento de petróleo no Golfo do México, afirmando que, se for necessário, mudará a lei para evitar que algo semelhante volte a ocorrer.

"Se nossas leis foram violadas (...), prometo solenemente fazer os responsáveis comparecerem diante da Justiça, em nome das vítimas desta catástrofe e dos habitantes da região do Golfo", disse Obama em um curto discurso feito na Casa Branca.

Veja também

Obama fez a declaração após um encontro com o ex-senador Bob Graham e o ex-responsável pela Agência de Proteção Ambiental William Reilly, que irão coordenar a comissão presidencial que cuida do vazamento no Golfo do México.

Os comentários ocorrem em um momento em que a Casa Branca tenta novamente demonstrar liderança, enquanto o desastre se amplia e a petroleira BP tenta uma nova operação para deter o vazamento de óleo.

Mas enquanto enfrenta altas críticas, a administração Obama aparenta não ter outra alternativa a não ser depender da expertise da petroleira britânica e seus equipamentos para tentar conter o vazamento.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEnergiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPetróleoPolíticos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame