EUA possui mais mísseis e ogivas que a Rússia

Os dois países assinaram um acordo de desarmamento que vigora desde o dia 5 de fevereiro

Washington – O arsenal de mísseis balísticos e de ogivas nucleares em poder dos Estados Unidos é maior que o da Rússia, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Departamento de Estado americano.

O levantamento foi feito tendo em vista o cumprimento do acordo de desarmamento entre os dois países, batizado de START, que entrou em vigor no dia 5 de fevereiro.

Segundo a diplomacia americana, Washington dispõe de 882 projéteis, entre mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês), mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBM) e bombardeiros, contra 521 de Moscou.

Quanto às ogivas, os Estados Unidos contam com 1.800 e a Rússia com 1.537, diz o informe.

Previsto com uma duração de dez anos, o START obriga a cada um dos países a limitar o número de ogivas a 1.500, contra um nível atual de 2.200, numa queda de 30%.

O acordo para a redução dos armamentos também prevê a retomada das verficações mútuas sobre arsenais nucleares, interrompidas no final de 2009.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.