Exame Logo

EUA lançam 22 novos ataques contra EI na Síria e Iraque

Tanto os ataques na Síria como os do Iraque ocorreram desde aviões de combate e aeronane não tripuladas

Drone da Força Aérea americana: ataques contaram com a colaboração da coalizão internacional (U.S. Air Force/Tech. Sgt. Effrain Lopez/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 15h39.

Washington - As forças militares dos EUA participaram entre segunda-feira e terça-feira de 11 ataques aéreos da coalizão internacional contra o Estado Islâmico ( EI ) na Síria e em outros 11 contra os jihadistas no Iraque , informou o Pentágono.

Tanto os ataques na Síria como os do Iraque ocorreram desde aviões de combate e aeronane não tripuladas, e contaram com a colaboração da coalizão internacional, embora não precisaram os países envolvidos, indicou o Comando Central em comunicado.

Veja também

Na Síria, foram realizados dois ataques perto de Deir ez-Zor nos quais foram destruídos dois veículos, um deles blindado, do EI, e mais cinco no nordeste do país perto de Sinjar, nos quais foram atacados uma peça de artilharia, um posto de vigilância, e quatro posições de combate dos jihadistas.

Por fim, foram efetuados outros três ataques mais perto da fronteira da Síria com a Turquia, em Mazra al Duwud, nos quais foi destruída uma peça de artilharia e dois lança-foguetes, e outro ao nordeste de Aleppo, no qual foram atacados quatro edifícios dos jihadistas.

As operações militares continuaram no Iraque com sete ataques no noroeste, nos quais foram eliminados dois veículos de transporte e quatro veículos blindados.

Além disso, nas proximidades da represa de Mossul, dois bombardeios acabaram com uma posição de combate e outro veículo encouraçados do EI.

Finalmente, ao noroeste de Bagdá, um ataque aéreo destruiu outro veículo dos jihadistas perto de Falujah.

Os EUA, que a princípio limitaram seus ataques contra o EI no Iraque, começaram no último dia 22 a liderar uma ofensiva contra as fortificações jihadistas na Síria, onde a milícia sunita avançou, graças à guerra civil, até controlar vastas zonas do centro e leste sírio, entre elas centrais energéticas e poços petrolíferos.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IraqueIslamismoPaíses ricosSíria

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame