Mundo

EUA insistem que Rússia deve entregar Snowden

O presidente Barack Obama deve viajar à Rússia em setembro próximo para a cúpula do G20, mas Carney não revelou se discutirá o caso com as autoridades russas


	Carney disse que a postura dos EUA continua sendo a mesma e que existe "uma ampla justificativa legal" para que Snowden retorne ao país para se submeter à Justiça
 (Brendan Smialowski/AFP)

Carney disse que a postura dos EUA continua sendo a mesma e que existe "uma ampla justificativa legal" para que Snowden retorne ao país para se submeter à Justiça (Brendan Smialowski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2013 às 18h19.

Washington - O governo dos Estados Unidos insistiu nesta terça-feira que a Rússia deve expulsar do seu território o ex-técnico da CIA Edward Snowden, que, por fim, solicitou asilo temporário nesse país.

Snowden "não é um ativista dos direitos humanos, não é um dissidente; é acusado de vazar informação confidencial. Foi acusado de três crimes graves relacionados com o vazamento de informação confidencial" e "deve ser entregue aos EUA", disse, durante entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

O americano tem direito ao devido processo como todo cidadão de seu país acusado de um crime, e deve retornar aos Estados Unidos para responder às acusações contra ele, ressaltou.

Perguntado sobre a solicitação de asilo que apresentada por Snowden, Carney disse que a postura dos EUA continua sendo a mesma e que existe "uma ampla justificativa legal" para que Snowden retorne ao país para se submeter à Justiça.

"É a postura que tomamos em nossas conversas com os russos e com outros governos que tiveram interesse nisso, ou que possam servir de potenciais pontos de passagem ou de destino final para o senhor Snowden", afirmou.

"Nosso interesse sempre foi a sua expulsão da Rússia e devolução aos EUA", enfatizou Carney.

O presidente Barack Obama deve viajar à Rússia em setembro próximo para a cúpula do G20, mas Carney não revelou se discutirá o caso com as autoridades russas.

Por sua vez, um porta-voz do Departamento de Estado, Patrick Ventrell, disse não ter a confirmação de que Snowden tenha pedido asilo na Rússia, mas reiterou o desejo dos EUA de que este retorne a seu país para responder às acusações.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEdward SnowdenEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala