Mundo

EUA elaboram plano para evacuar atletas de Sochi

Segundo funcionário do Pentágono, plano de contingência será acionado caso algo ocorra, como um grande ataque terrorista

Membros das forças especiais russas montam guarda durante uma operação contra suspeitos de serem militantes em Makhachkala (Reuters)

Membros das forças especiais russas montam guarda durante uma operação contra suspeitos de serem militantes em Makhachkala (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 07h30.

Washington - Os Estados Unidos elaboraram um plano de contingência em caso de emergência para a evacuação da delegação americana nos Jogos Olímpicos de Inverno que acontecerão durante o próximo mês de fevereiro na cidade russa de Sochi.

O plano de contingência será acionado caso "algo ocorra, como um grande ataque terrorista, e precisemos tirar os americanos dali", informou nesta segunda-feira à "CNN" um funcionário do Pentágono que pediu anonimato.

Como parte deste plano, vários navios se deslocaram rumo ao Mar Negro e aviões de transporte C-17 estarão disponíveis em uma base americana na Alemanha, o que permitiria estar em Sochi em cerca de duas horas.

A operação estaria coordenada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, mas deve contar com a permissão prévia de Moscou.

A preocupação sobre a ameaça terrorista nos Jogos Olímpicos aumentou desde os recentes ataques suicidas que ocorreram na cidade próxima de Volgogrado, nos quais morreram 34 pessoas.

O presidente russo, Vladimir Putin, assegurou hoje que a Rússia garantirá a segurança dos Jogos de Sochi e pediu à comunidade internacional que não tenha medo e some seus esforços para lutar contra o terrorismo.

Para isso, as autoridades russas aumentaram as medidas de segurança e enviaram milhares de policiais e agentes à cidade, próxima à explosiva região do Cáucaso Norte, onde atuam grupos guerrilheiros e terroristas islamitas.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)OlimpíadasEsportesOlimpíadas de Inverno

Mais de Mundo

EUA ampliam sanções ao petróleo iraniano após negociações em Omã

China conecta à rede a primeira turbina eólica offshore de 20 Megawatts do mundo

China implementa “tarifa zero” para consumo de residentes no Porto de Livre Comércio de Hainan

Casa Branca diz que vídeo racista contra os Obama foi 'erro' de funcionário