Mundo

Coreia não mostrou capacidade de lançar mísseis, diz EUA

"A Coreia do Norte não demonstrou a capacidade de produzir um míssil com ogiva nuclear", afirmou o porta-voz Jay Carney


	Norte-coreanos se reúnem em Pyongyang: uma autoridade americana havia afirmando em seguida à AFP que os Estados Unidos "não acreditam" que a Coreia do Norte tenha essa capacidade.
 (REUTERS / KCNA)

Norte-coreanos se reúnem em Pyongyang: uma autoridade americana havia afirmando em seguida à AFP que os Estados Unidos "não acreditam" que a Coreia do Norte tenha essa capacidade. (REUTERS / KCNA)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2013 às 16h56.

A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira que a Coreia do Norte não mostrou que domina a tecnologia para disparar mísseis com ogivas nucleares, minimizando um relatório da inteligência divulgado na véspera, que aventa esta hipótese.

"A Coreia do Norte não demonstrou a capacidade de produzir um míssil com ogiva nuclear", afirmou o porta-voz Jay Carney, acrescentando que "não há dúvidas de que esta é uma situação que requer que os Estados Unidos tomem todas as medidas necessárias prudentes".

"Isto é o que temos feito", afirmou.

Nesta quinta-feira, o representante republicano do Colorado (oeste) Doug Lamborn citou um relatório do serviço de inteligência militar americano, o Defense Intelligence Agency (DIA), segundo o qual a Coreia do Norte possuía a capacidade de miniaturizar uma arma nuclear e de instalá-la em um míssil balístico, mas com uma possibilidade de êxito "baixa".

Pedindo para não ser identificado, uma autoridade americana havia afirmando em seguida à AFP que os Estados Unidos "não acreditam" que a Coreia do Norte tenha essa capacidade.

O Pentágono indicou que é "inexato sugerir que o regime norte-coreano tenha testado completamente, preparado ou demonstrado o tipo de capacidade nuclear mencionada" por Lamborn.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua