Mundo

EUA confirmam que Coreia do Norte lançou míssil de submarino

O lançamento coincide com manobras militares conjuntas de sul-coreanos e americanos na península da Coreia.


	Teste de míssil balístico de submarino da Coreia do Norte: no início do mês, o regime de Kim Jong-un já tinha realizado um duplo teste com mísseis balísticos de médio alcance.
 (KCNA / Reuters)

Teste de míssil balístico de submarino da Coreia do Norte: no início do mês, o regime de Kim Jong-un já tinha realizado um duplo teste com mísseis balísticos de médio alcance. (KCNA / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2016 às 22h50.

Washington, 23 ago (EFE).- O Comando Estratégico dos Estados Unidos confirmou nesta terça-feira que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico a partir de um submarino.

"O Comando Americano de Defesa Aeroespacial (Norad) determinou que o lançamento do míssil da Coreia do Norte não representou uma ameaça para os EUA", indicou o Comando Estratégico em nota.

A Coreia do Norte realizou o lançamento às 20h29 GMT. O submarino estava na costa da cidade de Sinpo, e o projétil caiu a cerca de 500 quilômetros do litoral do Japão. Segundo os EUA, o míssil lançado seria do tipo KN-11.

"Homens e mulheres do Comando Estratégico dos EUA, do Norad e do Comando Estratégico do Pacífico permanecem em guarda frente às provocações da Coreia do Norte e estão plenamente comprometidos em trabalhar muito de perto com os aliados da Coreia do Sul e do Japão para manter a segurança na região", apontou em comunicado.

O lançamento de hoje coincide com manobras militares conjuntas de sul-coreanos e americanos na península da Coreia, movimentação que Pyongyang considera como uma ameaça para seu território.

No início deste mês, o regime de Kim Jong-un já tinha realizado um duplo teste com mísseis balísticos de médio alcance. Antes, em janeiro, a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear subterrâneo, o que provocou a imposição de novas sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU.

A natureza móvel dos mísseis submarinos amplia enormemente o alcance do arsenal balístico da Coreia do Norte. E, caso seja desenvolvido plenamente, ficaria mais difícil detectar os lançamentos. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do Norte

Mais de Mundo

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social