Mundo

Este país alega ter plantado 350 milhões de árvores em 12 horas

Recorde de plantio de árvores era da Índia até então; expectativa do governo da Etiópia é atingir a marca de 4 bilhões de árvores até outubro

Floresta na Etiópia: florestas ocupam menos de 4% do território do país (Eric Lafforgue/Art in All of Us/Getty Images)

Floresta na Etiópia: florestas ocupam menos de 4% do território do país (Eric Lafforgue/Art in All of Us/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 30 de julho de 2019 às 15h50.

Última atualização em 30 de julho de 2019 às 15h54.

São Paulo – Os esforços ambientais na Etiópia ganharam contornos impressionantes. Nesta terça-feira, 30 de julho, o país anunciou ter plantado 350 milhões de árvores em apenas doze horas. O feito foi celebrado pelo ministro da Inovação e Tecnologia, Dr. Getahun Makuria.

O impulso ambientalista é resultado de uma iniciativa que recebeu o nome de #GreenLegacy (“Legado verde”, em tradução para o português), liderado pelo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed. Segundo a rede de notícias CNN, toda a população do país foi convidada a participar da campanha. Nas primeiras seis horas, disse o primeiro-ministro, 150 milhões de árvores haviam sido plantadas.

O governo da Etiópia acredita ter batido o recorde em plantio de árvores, até então da Índia. Em 2017, os 1,5 milhão de voluntários plantaram 66 milhões de árvores em doze horas. O objetivo dos etíopes, contudo, é ainda mais ambicioso: plantar 4 bilhões de árvores até outubro, quando se encerra o período das chuvas.

 

Etiópia e mudanças climáticas

Uma das maiores populações da imensa África, a Etiópia é um país duramente afetado pela pobreza e os efeitos das mudanças climáticas. Dados da ONG Farm Africa mostram que 85% dos etíopes trabalham com agricultura, mas 35% da população, hoje estimada em 105 milhões, passa fome. As florestas representam menos de 4% do território e o país ainda luta para se recuperar de uma seca intensa que devastou a produção entre 2015 e 2016.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEtiópiaMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua