O premiê japonês, Naoto Kan: 193 países estão em Nagoya para discutir o meio ambiente (Michael Nagle/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 30 de outubro de 2010 às 10h19.
Hanoi - Os Estados Unidos querem baixar a tensão China e Japão numa disputa territorial e propôs participar de uma reunião com representantes do dois países para ajudar a reconstruir a confiança, disse neste sábado um oficial norte-americano.
"Nós deixamos muito claro para ambas as partes que queremos que a temperatura baixe", disse o funcionário a repórteres após uma reunião entre a secretária de Estado Hillary Clinton e o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros Yang Jiechi.
Os dois se encontraram nos bastidores da Cúpula do Leste Asiático, em Hanói, que tem sido ofuscado pelas disputas sino-japonesa sobre as ilhas Senkaku, chamadas ilhas Diaoyu, em chinês, no Mar da China Oriental.
O alto funcionário dos EUA disse que Clinton disse a Yang que os Estados Unidos não tomar uma posição definitiva sobre a soberania das ilhas, mas repetiu que Washington considera serem abrangidos por um acordo de segurança EUA-Japão, de 1960.
Ele disse que os Estados Unidos queriam "ver um retorno às relações normais entre o Japão e a China e que ver as etapas para reconstruir a confiança".