Mundo

Estado Islâmico publica novo vídeo de suposta decapitação

Mais um jornalista americano pode ter sido vítima do grupo extremista. Steven Sotloff foi visto vivo pela última vez em vídeo que mostrou a morte de James Foley

Terror: novo vídeo do Estado Islâmico publicado hoje mostra suposta decapitação de Steven Sotloff, jornalista americano (Reprodução/YouTube)

Terror: novo vídeo do Estado Islâmico publicado hoje mostra suposta decapitação de Steven Sotloff, jornalista americano (Reprodução/YouTube)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 2 de setembro de 2014 às 16h02.

São Paulo – Semanas depois da publicação de um vídeo que mostrou a trágica morte do jornalista americano James Foley, o grupo extremista Estado Islâmico (EI) divulgou novas imagens que exibem a suposta decapitação de mais um refém americano, o jornalista Steven Sotloff.

De acordo com informações do site da BBC, a autenticidade do vídeo ainda não foi confirmada pelas autoridades americanas. Josh Earnest, assessor de imprensa da Casa Branca, informou ao veículo que o governo de Barack Obama fará o possível para confirmar a veracidade das imagens.

Sotloff, que já escreveu para a revista Time, foi sequestrado na Síria em 2013 e foi visto vivo pela última vez nos últimos segundos do vídeo em que os rebeldes do EI decapitaram Foley. Na ocasião, um dos militantes alertou o presidente Obama de que a vida de Sotloff estava em suas mãos.

Com cerca de 3 minutos de duração, o vídeo atual, chamado “Uma segunda mensagem para a América” termina com uma nova ameaça. Desta vez, contudo, o alvo dos militantes parece ser um cidadão britânico, David Haines.

Não se sabe a quantidade de reféns que permanecem nas mãos dos extremistas. Segundo estimativas do Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), cerca de 20 jornalistas seguem desaparecidos na Síria. “Acreditamos que a maioria deles esteja com o Estado Islâmico”, informou a entidade em um comunicado divulgado há algumas semanas.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)Países ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Os 8 países com maior presença de baleias: veja lista que inclui Brasil, Argentina e EUA

Supremo da França confirma primeira condenação definitiva contra Nicolas Sarkozy

Tropas norte-coreanas sofreram mais de 200 baixas em Kursk, diz Kiev