Mundo

Espanha insiste que está à margem da crise irlandesa

Minista da Economia ressaltou que os espanhois estão "cumprindo com seus deveres"

Elena Salgado, ministra da Economia, defendeu a saúde da economia espanhola (Getty Images)

Elena Salgado, ministra da Economia, defendeu a saúde da economia espanhola (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 11h01.

Bruxelas - A ministra espanhola da Economia, Elena Salgado, voltou a afirmar nesta quarta-feira em Bruxelas que seu país está "cumprindo com seus deveres" para remediar a situação financeira - mantendo-se, portanto, à margem da crise irlandesa, apesar do temor dos mercados de que haja um contágio pela Eurozona.

"É verdade que o nervosismo dos mercados afeta todos" os parceiros da Irlanda que integram a zona do euro, mas a "Espanha está cumprindo com seus deveres e se separou de outros países que estão tendo 'spreads' mais altos", explicou Salgado, referindo-se ao encarecimento das emissões da dívida de Estados como Portugal, ao chegar a Bruxelas para uma reunião dos ministros europeus das Finanças.

A Europa e o Fundo Monetário Internacional (FMI) preparam neste momento um plano de resgate do setor bancário irlandês, que será colocado em prática se Dublin assim o solicitar nos próximos dias.

Os bancos irlandeses, muito expostos ao estouro da bolha imobiliária, estão em situação catastrófica. A maioria, no entanto, já havia sido nacionalizada e recebido ajudas bilionárias do governo irlandês, que por sua vez enfrenta um déficit público de 32% do Produto Interno Bruto (PIB).

Salgado indicou que seu governo "não pediu" à Irlanda que "aceite o plano de resgate", apesar do receio dos mercados de que, sem uma solução imediata para os problemas bancários irlandeses, a crise se espalhe por outros países muito endividados da Eurozona, como Portugal e Espanha.

"A Irlanda disse que neste momento não precisa desta ajuda, temos que ver como evoluem os acontecimentos", disse Salgado.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEspanhaEuropaIrlandaPiigs

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame