Mundo

Espanha faz apreensão recorde de 8,7 t de cocaína procedentes da Colômbia

A droga estava escondida em um contêiner de bananas dentro do navio "Lucie Schulte" e a operação terminou com a detenção de cinco pessoas

Cocaína: a mercadoria havia sido enviada por uma empresa colombiana, que não foi identificada (Carlos Lemos/Reuters)

Cocaína: a mercadoria havia sido enviada por uma empresa colombiana, que não foi identificada (Carlos Lemos/Reuters)

A

AFP

Publicado em 25 de abril de 2018 às 10h02.

Última atualização em 25 de abril de 2018 às 10h04.

O ministério espanhol do Interior anunciou nesta quarta-feira a maior apreensão de cocaína da história do país, depois que 8,7 toneladas da droga foram recuperadas em um contêiner de um navio carregado no porto colombiano de Turbo.

A cocaína foi recuperada em 22 de abril no porto de Algeciras (sul), escondida em um contêiner de bananas dentro do navio "Lucie Schulte", em uma operação que terminou com a detenção de cinco pessoas, três na Espanha e duas na França.

A mercadoria havia sido enviada por uma empresa colombiana, que não foi identificada, e tinha como destino uma importadora espanhola em Málaga, sul da Espanha.

As duas empresas eram monitoradas pelas autoridades espanholas, que também atuaram em colaboração com outros países.

A polícia e agentes da Alfândega revisaram em 22 de abril os três contêineres suspeitos e encontraram em um deles a cocaína oculta entre várias caixas de banana.

Depois, as autoridades permitiram uma "entrega vigiada" da droga, que os levou a Málaga, onde três espanhóis relacionados com a importadora foram detidos.

"Outros dois empresários membros da organização fugiram,, mas foram detidos em Lyon, França. Os dois têm nacionalidade francesa", explicou a Agência Tributária.

A Espanha é o principal ponto de entrada de drogas na Europa por sua proximidade com o norte da África, região produtora de maconha, e suas relações com a América do Sul, de onde procede a cocaína.

Acompanhe tudo sobre:CocaínaColômbiaEspanhaTráfico de drogas

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal