Mundo

Espanha emite 3,354 bi de euros em títulos com taxas em alta

O Tesouro levantou o valor a uma taxa média de 4,549%, superior aos 4,389% registrados no último leilão do mesmo tipo realizado em março

A emissão desta quinta-feira registrou uma forte demanda de mais de 6,231 bilhões de euros (Getty Images)

A emissão desta quinta-feira registrou uma forte demanda de mais de 6,231 bilhões de euros (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2011 às 09h12.

Madri - O Tesouro espanhol emitiu nesta quinta-feira 3,354 bilhões de euros em títulos com prazo de cinco anos e crescentes taxas a respeito da última emissão do mesmo tipo, dois dias após um acordo da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) com Portugal para um resgate de 78 bilhões de euros.

O Tesouro levantou o valor a uma taxa média de 4,549%, superior aos 4,389% registrados no último leilão do mesmo tipo, efetuado em 3 de março, e também ligeiramente superior à taxa de encerramento dos mercados na quarta-feira, que ficou em 4,523%.

A emissão desta quinta-feira registrou uma forte demanda de mais de 6,231 bilhões de euros, quase o dobro da quantia finalmente adjudicada.

A medida ocorreu dois dias depois que o governo de Portugal chegou a um acordo com a UE e o FMI para receber um resgate financeiro de 78 bilhões de euros.

Ela segue a tendência das últimas semanas, quando as taxas da dívida espanhola subiram coincidentemente ao pedido de ajuda financeira de Portugal - como também ocorreu no ano passado com Grécia e Irlanda - e o medo de que a Espanha siga o mesmo caminho.

As taxas do Tesouro espanhol subiram consideravelmente durante vários meses em 2010, sendo seguidas por uma queda e por uma outra nova subida nas últimas semanas.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaMercado financeiroPiigsPortugalTaxasTítulos públicos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia