Mundo

Espanha chega a acordo para reforma da previdência

Ampliação da idade para aposentadoria no país pode chegar a 67 anos

Zapatero: Espanha deve fechar em 38,5 anos a contribuição mínima para a previdência (Carlos Alvarez/Getty Images)

Zapatero: Espanha deve fechar em 38,5 anos a contribuição mínima para a previdência (Carlos Alvarez/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2011 às 07h35.

Madri - O Governo espanhol e os sindicatos alcançaram "um princípio de acordo" sobre a reforma da previdência, que permitirá a aposentadoria aos 65 anos com benefício completo a todos os que contribuirem por pelo menos 38,5 anos.

O acordo, segundo a emissora de rádio espanhola "SER", prevê também a ampliação da idade de aposentadoria para 67 anos.

Em um breve comunicado, o Ministério do Trabalho confirmou nesta quinta-feira que "há um princípio de acordo com empresários e sindicatos sobre a reforma da previdência" e que ao longo do dia "espera fechar as questões pendentes".

O sindicato Comissões Operárias (CCOO) assinalou, por sua parte, que o acordo está "encaminhado", mas que é "prematuro" falar em um consenso definitivo.

Fontes próximas à negociação confirmaram à Agência Efe que Governo e sindicatos haviam alcançado, após semanas de negociações, um acordo que fará com que os trabalhadores contribuam por 38,5 anos para a aposentadoria aos 65 anos com benefício completo.

Em dezembro, o Governo de José Luis Rodríguez Zapatero anunciou a intenção de aprovar em 28 de janeiro o anteprojeto de lei da reforma da previdência.

O Executivo espanhol quer avançar com a reforma em um momento de grave crise econômica e após ter aplicado em 2010 um plano de redução do déficit público que levou a cortes sociais, como o congelamento dos benefícios e a redução do salário dos funcionários públicos.

A reforma da previdência é uma das principais reivindicações à Espanha da União Europeia (UE) e de organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), que consideram o atual sistema insustentável a longo prazo.

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaEspanhaEuropaPiigsreformas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua