Mundo

ESL pede para formar conselho para transição na Síria

Em uma primeira etapa, será constituído um "conselho superior de defesa que reunirá os chefes militares das cidades e das províncias sírias", afirma o ESL

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2012 às 13h44.

Beirute - O Exército Sírio Livre (ESL) pediu nesta segunda-feira a formação de um conselho presidencial de seis personalidades políticas e militares que dirigirá a transição depois da queda do regime do presidente Bashar al-Assad.

Em uma primeira etapa, será constituído um "conselho superior de defesa que reunirá os chefes militares das cidades e das províncias sírias, assim como os oficiais mais importantes que desertaram ou que participaram da revolução", afirma o ESL, em seu "programa de salvação nacional".

Esta instância escolherá primeiro um "conselho presidencial de seis personalidades políticas e militares para dirigir o país durante o período transitório", segundo este mapa do caminho do ESL.

A instância presidencial deverá "propor leis, submetidas a um referendo, para estruturar os organismos militares e de segurança e propor soluções para integrar os civis que combateram durante a revolução contra as estruturas militares e de segurança", acrescenta o texto.

O ESL se opõe à criação no exterior de "um governo de transição" e insiste no fato de que "todo governo formado aqui ou lá não terá nenhuma legitimidade nacional ou revolucionária se não for aprovado pelo comando do ESL no interior e pelas verdadeiras forças revolucionárias no país".

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadDitaduraPolíticosPrimavera árabeSíria

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano