Mundo

ESL pede para formar conselho para transição na Síria

Em uma primeira etapa, será constituído um "conselho superior de defesa que reunirá os chefes militares das cidades e das províncias sírias", afirma o ESL

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2012 às 13h44.

Beirute - O Exército Sírio Livre (ESL) pediu nesta segunda-feira a formação de um conselho presidencial de seis personalidades políticas e militares que dirigirá a transição depois da queda do regime do presidente Bashar al-Assad.

Em uma primeira etapa, será constituído um "conselho superior de defesa que reunirá os chefes militares das cidades e das províncias sírias, assim como os oficiais mais importantes que desertaram ou que participaram da revolução", afirma o ESL, em seu "programa de salvação nacional".

Esta instância escolherá primeiro um "conselho presidencial de seis personalidades políticas e militares para dirigir o país durante o período transitório", segundo este mapa do caminho do ESL.

A instância presidencial deverá "propor leis, submetidas a um referendo, para estruturar os organismos militares e de segurança e propor soluções para integrar os civis que combateram durante a revolução contra as estruturas militares e de segurança", acrescenta o texto.

O ESL se opõe à criação no exterior de "um governo de transição" e insiste no fato de que "todo governo formado aqui ou lá não terá nenhuma legitimidade nacional ou revolucionária se não for aprovado pelo comando do ESL no interior e pelas verdadeiras forças revolucionárias no país".

Acompanhe tudo sobre:PolíticosSíriaBashar al-AssadDitaduraPrimavera árabe

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal