Mundo

Empresas doam bilhões para “Energia Sustentável para Todos”

“Conseguimos angariar mais de 50 bilhões de dólares para atingir as metas da nossa iniciativa até 2030", disse a copresidente da iniciativa da ONU

Placas de energia solar nos EUA: entre as metas do programa está duplicar o uso de energias renováveis no mundo (Getty Images)

Placas de energia solar nos EUA: entre as metas do programa está duplicar o uso de energias renováveis no mundo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 16h12.

Rio de Janeiro - O copresidente da iniciativa da ONU Energia Sustentável para Todos, Kandeh Yumkella, apresentou nesta quinta-feira (21) à imprensa os resultados das discussões realizadas durante a Rio+20 por um Grupo de Alto Nível constituído por representantes de 50 países, entre membros de governo e empresários.

“Conseguimos angariar mais de 50 bilhões de dólares para atingir as metas da nossa iniciativa até 2030. É um excelente resultado, que nos dá condições de, para além dos debates, arregaçar as mangas e começar a agir no dia 1° de julho, após o término da Rio+20”, comemorou Yumkella.

De acordo com o copresidente, o compromisso público-privado firmado na Conferência beneficiará mais de 1 bilhão de pessoas. “Os óbitos por inalação de ar poluído e fumaça, que atingem principalmente mulheres e crianças pobres, cairão de milhões para zero”, disse Yumkella, que contou que, destes 50 bilhões de dólares angariados para a causa, 4,3 bilhões vieram de empresas brasileiras.

As três principais metas do programa Energia Sustentável para Todos para 2030 são:

- oferecer acesso à eletricidade a todos os habitantes do planeta;

- duplicar, anualmente, de 2 a 3% a eficiência energética e

- duplicar o uso de energias renováveis no mundo, para que aumentem em cerca de 30% sua representação na matriz energética global.

“Essa parceria público-privada que está sendo feita em prol da Energia Sustentável para Todos tem potencial para ser a maior de todos os tempos e, com certeza, será um dos compromissos mais importantes firmados durante a Rio+20”, afirmou Timothy Wirth, presidente da Fundação das Nações Unidas, que também estava presente no evento.

Acompanhe tudo sobre:DoaçõesRio+20Sustentabilidade

Mais de Mundo

Lei marcial: investigador da Coreia do Sul promete prisão de presidente destituído até segunda-feira

'Educação midiática': como os jovens finlandeses aprendem a detectar notícias falsas na escola

Brasil assume presidência do Brics em meio à expansão do bloco