Mundo

Empresário quer abrir loja de comida vencida nos EUA

Ideia do projeto chamado de Daily Table, um misto de supermercado e restaurante, é reduzir o desperdício de alimento e vender comida a preço baixo


	Deperdício: 40% dos alimentos descartados nos EUA tem relação com data de vencimento
 (Fabrizio Bensch/Reuters)

Deperdício: 40% dos alimentos descartados nos EUA tem relação com data de vencimento (Fabrizio Bensch/Reuters)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 16h02.

São Paulo - Você comeria num restaurante que traz no cardápio pratos feitos com alimentos vencidos e que, por isso, cobra um preço camarada? Pois é exatamente essa experiência que o empresário Doug Rauch quer tornar real nos Estados Unidos.

Ex-presidente da cadeia de supermercados Trader Joe's, Rauch planeja abrir o primeiro Daily Table, um misto de supermercado e restaurante, já em 2014. A ideia é reduzir o desperdício de alimento e vender comida a preço baixo.

"Mas que absurdo comer alimento fora da validade!", você deve estar pensando. Calma. A proposta tem fundamento. Recentemente, o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC) emitiu um relatório, feito em parceria com pesquisadores de Havard, dizendo que grande parte dos alimentos rotulados como vencidos nos EUA é perfeitamente comestível.

Só naquele país, 40% dos alimentos são jogados no lixo, em parte por causa de rótulos com datas confusas de vencimento, que dizem aos consumidores para "consumir até", "vender por" e "desfrutar preferencialmente até" certo tempo. "Algumas das datas não têm relação com a segurança, mas com o gosto, diz Dana Gunders, uma das cientistas do NRDC.

Os principais alimentos que deverão encher as gôndolas e os pratos são frutas e legumes, explica o empresário ao site NPR: "A ideia é oferecer nutrição acessível para os carentes em nossas cidades. É, basicamente, tentar utilizar este 40% de alimento desperdiçado que vem, em grande medida, do excesso de comida que é jogado fora por mercearias[....] e de produtores que têm produtos que são nutricionalmente bons, mas que esteticamente não são atrativos para venda por terem manchas ou pequenos machucados".

Acompanhe tudo sobre:AlimentosLixoMeio ambienteTrigo

Mais de Mundo

Cessar-fogo em Gaza deve durar pouco, avalia Eurasia; entenda por quê

Indicado de Trump na política externa, Marco Rubio ataca China e pede 'diplomacia ousada' na Ucrânia

Cessar-fogo em Gaza: veja como vai funcionar o acordo entre Israel e Hamas

Cuba começa a libertar detidos após deixar lista de patrocinadores do terrorismo dos EUA