Mundo

Empresário quer abrir loja de comida vencida nos EUA

Ideia do projeto chamado de Daily Table, um misto de supermercado e restaurante, é reduzir o desperdício de alimento e vender comida a preço baixo


	Deperdício: 40% dos alimentos descartados nos EUA tem relação com data de vencimento
 (Fabrizio Bensch/Reuters)

Deperdício: 40% dos alimentos descartados nos EUA tem relação com data de vencimento (Fabrizio Bensch/Reuters)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 16h02.

São Paulo - Você comeria num restaurante que traz no cardápio pratos feitos com alimentos vencidos e que, por isso, cobra um preço camarada? Pois é exatamente essa experiência que o empresário Doug Rauch quer tornar real nos Estados Unidos.

Ex-presidente da cadeia de supermercados Trader Joe's, Rauch planeja abrir o primeiro Daily Table, um misto de supermercado e restaurante, já em 2014. A ideia é reduzir o desperdício de alimento e vender comida a preço baixo.

"Mas que absurdo comer alimento fora da validade!", você deve estar pensando. Calma. A proposta tem fundamento. Recentemente, o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC) emitiu um relatório, feito em parceria com pesquisadores de Havard, dizendo que grande parte dos alimentos rotulados como vencidos nos EUA é perfeitamente comestível.

Só naquele país, 40% dos alimentos são jogados no lixo, em parte por causa de rótulos com datas confusas de vencimento, que dizem aos consumidores para "consumir até", "vender por" e "desfrutar preferencialmente até" certo tempo. "Algumas das datas não têm relação com a segurança, mas com o gosto, diz Dana Gunders, uma das cientistas do NRDC.

Os principais alimentos que deverão encher as gôndolas e os pratos são frutas e legumes, explica o empresário ao site NPR: "A ideia é oferecer nutrição acessível para os carentes em nossas cidades. É, basicamente, tentar utilizar este 40% de alimento desperdiçado que vem, em grande medida, do excesso de comida que é jogado fora por mercearias[....] e de produtores que têm produtos que são nutricionalmente bons, mas que esteticamente não são atrativos para venda por terem manchas ou pequenos machucados".

Acompanhe tudo sobre:AlimentosLixoMeio ambienteTrigo

Mais de Mundo

Com Itália envelhecida, projeto quer facilitar ida de imigrantes para trabalhar no país; entenda

Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil após protestos em massa

Supremo de Bangladesh anula cotas de emprego que geraram protestos com mais de 100 mortos

Coreia do Norte lança mais balões de lixo e Seul diz que tocará k-pop na fronteira como resposta

Mais na Exame