Mundo

Empresa fantasma leva a maior unidade da Yukos em leilão

Edifício em que deveria estar a sede do Baikal Finance Group tem loja de bebidas, loja de telefones celulares, um mercado e um bar. Nem sinal de escritório

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O desconhecido Baikal Finance Group arrematou em leilão neste domingo a maior unidade de produção da gigante petrolífera russa Yukos. A Yuganskneftegaz foi vendida por 9,37 bilhões de dólares, metade de seu valor de mercado. O jornal americano The Wall Street Journal desta segunda-feira (20/12) informa que o edifício em que estaria a sede do Baikal, numa cidade a 160 quilômetros de Moscou, possui uma loja de bebidas, outra de aparelhos celulares, um mercado e um bar chamado Café London.

O jornal americano diz que a explicação consensual entre os observadores é que a empresa serve de fachada ou para a Gazprom - estatal russa de gás natural ou para a Surgutneftegaz, um grupo petrolífero siberiano que tem "laços íntimos" com o presidente russo Vladimir Putin.

Um analista ouvido pelo The Wall Street Journal afirma que o grupo Baikal está apenas "armazenando" a subsidiária da Yukos até que as questões legais sejam solucionadas. Uma juíza do Texas concedeu liminar na semana passada determinando a suspensão do leilão por dez dias. O governo russo manteve o leilão, mas um consórcio de bancos ocidentais que iriam apoiar o lance da estatal Gazprom acharam mais prudente retirar o financiamento, para não comprar briga com os Estados Unidos.

O presidente executivo da Yukos, Steven Theede, afirma que a companhia deixou de investir nos últimos quatro meses entre 750 e 800 milhões de dólares - o que já estaria começando a afetar a produção. Os receios de interrupção das atividades da Yukos ajudaram a elevar a cotação do petróleo a picos históricos durante 2004 - embora a companhia jamais tenha realmente apresentado quedas importantes de desempenho.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame