Mundo

Empresa cria ladrilhos que captam energia da caminhada dos pedestres

Eletricidade pode ser útil para alimentar sinais de trânsito, postes das ruas, autofalantes e outdoors

Quando uma pessoa pisa sobre o ladrilho uma luz se acende e cada pedestre é capaz de gerar 2.1 watts de energia por hora (Divulgação)

Quando uma pessoa pisa sobre o ladrilho uma luz se acende e cada pedestre é capaz de gerar 2.1 watts de energia por hora (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2011 às 16h49.

São Paulo - Hoje é possível produzir energia limpa de diferentes formas. Uma maneira ainda pouco conhecida de fazê-lo foi desenvolvida pela Pavegen Systems: a empresa criou ladrilhos capazes de captar a energia produzida nas ruas com os passos dos pedestres.

O ladrilho também é capaz de armazenar a energia produzida em uma bateria de lítio. Esta eletricidade pode ser útil para alimentar sinais de trânsito, postes das ruas, autofalantes e outdoors. Em geral, ela pode ser utilizada em todos os equipamentos que consumam pouca energia.

Quando uma pessoa pisa sobre o ladrilho uma luz se acende e cada pedestre é capaz de gerar 2.1 watts de energia por hora. De acordo com o fundador da empresa, Laurence Kemball-Cook, somente 5% da energia armazenada é usado na luz central da pavimentação ecológica.

A produção dos ladrilhos é feita com materiais quase 100% reciclados, além de ser a prova de água e resistente às diversas condições climáticas. Todo o mecanismo foi testado em uma escola e o resultado foi positivo, tanto no quesito durabilidade quando na geração de energia. Os experimentos serviram para alimentar atividades de recreação onde é necessário o uso de energia.

O produto já foi utilizado como uma pista dedança no Bestival, na Ilha de Wright e estão sendo testadas em East London. Em setembro deste ano, a empresa firmou acordo com a organização dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados em 2012. Os ladrilhos serão usados no cruzamento entre o Estádio Olímpico e o Westfield Stratford City Center Shopping.

Acompanhe tudo sobre:InovaçãoProdutos verdesTecnologias limpas

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano