Mundo

Embarcação do Irã se aproxima de navio da Marinha dos EUA

Foi no mínimo o 4º incidente do tipo em menos de um mês. As autoridades norte-americanas temem que estas ações iranianas possam levar a equívocos


	Navio americano: os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, disseram que o barco iraniano navegou diretamente à frente do USS Firebolt
 (Reuters / Marinha dos EUA)

Navio americano: os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, disseram que o barco iraniano navegou diretamente à frente do USS Firebolt (Reuters / Marinha dos EUA)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 18h45.

Washington - Um navio de patrulha da Marinha dos Estados Unidos mudou de curso depois que uma embarcação de ataque rápido da Guarda Revolucionária do Irã chegou a 91 metros de distância no centro do Golfo Pérsico no domingo, disseram duas autoridades do Departamento de Defesa dos EUA à Reuters nesta terça-feira.

Foi no mínimo o quarto incidente do tipo em menos de um mês. As autoridades norte-americanas temem que estas ações iranianas possam levar a equívocos.

Anos de animosidade mútua foram apaziguados quando Washington suspendeu sanções contra Teerã em janeiro, na esteira de um acordo para conter as ambições nucleares do Irã, mas diferenças sérias a respeito do programa de mísseis balísticos do país persa e dos conflitos na Síria e no Iraque ainda permanecem.

Os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, disseram que o barco iraniano navegou diretamente à frente do USS Firebolt, obrigando o navio de 53 metros a mudar de direção.

A interação não foi "nem segura nem profissional devido à falta de comunicação e à manobra de assédio de curta distância", disse um dos funcionários, acrescentando que foi possível ver armas expostas e manejadas na embarcação iraniana.

O navio dos EUA tentou se comunicar com o barco iraniano por rádio três vezes, mas não obteve resposta.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísMarinhaOriente MédioPaíses ricos

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame