Mundo

Em carta, 23 vencedores do Nobel de Economia dizem que plano de Kamala é 'superior' ao de Trump

Liderados por Joseph Stigliz, laureados endossam propostas econômicas da candidata democrata. Dois dos três premiados neste ano estão na lista

Kamala Harris: plano econômico recebe apoio de 23 vencedores do Nobel

Kamala Harris: plano econômico recebe apoio de 23 vencedores do Nobel

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 24 de outubro de 2024 às 22h09.

Tudo sobreKamala Harris
Saiba mais

Um contingente de ganhadores do Prêmio Nobel de Economia que vivem nos Estados Unidos assinou uma carta divulgada hoje, classificando o plano econômico da vice-presidente Kamala Harris como “vastamente superior” ao do ex-presidente Donald Trump, que tenta retornar à Casa Branca nas eleições do próximo dia 5 de novembro.

Economistas premiados declaram apoio a Kamala Harris

A candidata democrata é apoiada por 23 laureados pelo Nobel, incluindo os recém-premiados Daron Acemoglu e Simon Johnson (2024), Joseph Stiglitz (2001), Robert Shiller (2013), Esther Duflo (2019), Claudia Goldin (2023) e Paul Romer (2018).

Na carta, antecipada pela CNN, os economistas afirmam: “Embora cada um de nós tenha diferentes visões sobre os detalhes de várias propostas econômicas, acreditamos, acima de tudo, que a agenda econômica de Kamala Harris vai incrementar nossa saúde, investimento, sustentabilidade, resiliência, oportunidades de negócios e a equidade, sendo vastamente superior ao contraprodutivo plano econômico de Donald Trump”.

Apoio à agenda econômica de Kamala Harris

O objetivo da carta é dar um selo de aprovação às promessas de Harris a menos de duas semanas das eleições presidenciais americanas, com as pesquisas mostrando um cenário muito apertado entre ela e Trump. A economia tem sido apontada como uma das principais vulnerabilidades da campanha dela, já que os consumidores têm sofrido com a inflação alta durante o mandato do democrata Joe Biden.

Articulação de apoio ao Plano Econômico

A carta foi articulada por Joseph Stiglitz, professor da Universidade de Columbia, que já havia organizado outro abaixo-assinado de prêmios Nobel, em junho, para denunciar os “efeitos desestabilizadores” para a economia de um segundo mandato de Trump. A declaração reforça a confiança na liderança econômica de Kamala Harris em um momento decisivo para as eleições.

Acompanhe tudo sobre:Kamala HarrisEleições americanas

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA