Mundo

Eleições nos EUA: 4 pontos explicam força de Trump nas urnas; veja quais

Novo episódio do programa O Caminho para a Casa Branca detalha os pontos fortes da campanha do republicano

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de internacional e economia

Publicado em 20 de março de 2024 às 09h29.

Última atualização em 20 de março de 2024 às 15h57.

O ex-presidente Donald Trump chega às eleições de 2024 como um dos favoritos para conquistar a Presidência dos Estados Unidos mesmo sendo alvo de dezenas de processos na Justiça, ter sido barrado das principais redes sociais e ter perdido as eleições de 2020.

Para o analista Mauricio Moura, professor da Universidade George Washington, quatro fatores explicam o sucesso de Trump em manter a atenção e o apoio do eleitorado.

yt thumbnail

"O primeiro é que as pessoas acham que o Trump tem respostas bastante simples e objetivas para os problemas, o que cria um sentimento de aproximação", explica Moura. Como exemplo, ele cita a proposta do republicano de resolver o problema da imigração construindo um muro na fronteira.

Os outros pontos são a exploração do sentimento anti-imigração, algo forte em vários segmentos do eleitorado do país, a questão de Trump se colocar como antissistema e que ele parece não ter medo de falar a verdade. "A postura antissistema acabou levando mais pessoas que não votavam antes a irem votar", comenta.

Moura detalha estes pontos no 9º episódio do podcast Eleições nos EUA - O Caminho para a  Casa Branca. Assista acima e ouça também no Spotify.

"O Caminho para a Casa Branca" é um programa co-produzido pela Exame e pela Gauss Capital. Veja os programas anteriores no canal do YouTube da EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições EUA 2024Joe BidenExame-Gauss

Mais de Mundo

Suprema Corte dos EUA vai revisar decreto de Trump que acaba com direito à cidadania por nascimento

‘Doutrina Monroe’: entenda o conceito que Trump defende no cenário global

Trump sugere trocar nome do futebol americano para evitar confusão com futebol

Como funcionam as eleições em Honduras? Entenda o que está em jogo