Eleições EUA: Kamala tem 44% das intenções de voto e Trump, 42%, diz pesquisa Reuters/Ipsos
Pesquisa foi realizada após o presidente Joe Biden desistir da reeleição. A diferença está dentro da margem de erro da sondagem
Publicado em 23 de julho de 2024 às 15h24.
Última atualização em 23 de julho de 2024 às 17h37.
A vice-presidente Kamala Harris , provável candidata do Partido Democrata nas eleições dos EUA neste ano, apresentou uma vantagem de dois pontos percentuais sobre o republicano Donald Trump, após o presidente Joe Biden desistir de sua campanha de reeleição, revelou uma pesquisa Reuters /Ipsos.
Realizado nesta segunda-feira, 22, o levantamento foi feito após a Convenção Nacional Republicana, na qual Trump aceitou formalmente a indicação de seu partido nesta quinta e o anúncio de Biden neste domingo, 21, de que estava deixando a corrida presidencial e apoiando Harris.
Harris está na frente de Trump por 44% a 42% nas pesquisas nacionais, uma diferença dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.
A democrata e o republicano estavam empatados com 44% em uma pesquisa anterior, feita entre 15 e 16 de julho. Trump liderava por um ponto percentual numa sondagem de 1 a 2 de julho, ambos dentro da mesma margem de erro.
Pesquisas nacionais e Swing States
Embora as pesquisas nacionais forneçam sinais importantes do apoio americano aos candidatos políticos, as eleições americanas costumam ser decididas por alguns estados-chave, conhecido como Swing States. Neste ano, como já mostrou o podcast O Caminho para a Casa Branca, uma produção da EXAME e da Gauss Capital, os estados que definirão o resultado nos EUA em 2024 serão: Arizona, Nevada, Georgia, Michigan, Wisconsin e Pensilvânia
Não por coincidência, Kamala Harris fez nesta terça-feira seu primeiro comício de campanha em Milwaukee, capital do Wisconsin, que também abrigou a convenção republicana de 15 a 18 de julho.
A importância dos Swing States também se apresenta na escolha de um eventual vice para a chapa de Harris. No momento, os governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e o senador pelo Arizona Mark Kelly são os favoritos para se juntarem à atual vice-presidente. Ambos são estados decisivos para a disputa eleitoral.
Mentalmente capaz
A pesquisa da Reuters/Ipsos recente também mostrou que 56% dos eleitores concordaram com a afirmação de que Harris, de 59 anos, era “mentalmente capaz de lidar com desafios”, em comparação com 49% que disseram o mesmo de Trump, de 78 anos. Apenas 22% dos eleitores avaliaram Biden dessa forma.
Biden, de 81 anos, desistiu da reeleição após um debate com Trump no qual não conseguiu desafiar agressivamente os ataques de Trump.
A pesquisa, realizada online, entrevistou 1.241 adultos norte-americanos em todo o país, incluindo 1.018 eleitores registrados.