EI usa imóveis de civis para se esconder de bombardeios

Estratégia foi adotada na cidade de Al Raqqa, a "capital" do grupo na Síria, onde os bombardeios russos e da coalizão internacional se intensificaram

Beirute - Membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) fugiram de suas bases na cidade de Al Mayadin, no leste da província de Deir ez Zor, no nordeste da Síria, e se esconderam em imóveis situados em meio à população civil para não serem atingidos pelos bombardeios realizados nesta quinta-feira.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que essas casas tinham sido controladas pelo EI há muito tempo, já que Al Mayadin é alvo constante dos ataques de aviões da Rússia e do regime do presidente da Síria, Bashar al Assad.

A mesma estratégia foi adotada pelos jihadistas na cidade de Al Raqqa, a "capital" do grupo na Síria, onde os bombardeios russos e da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, se intensificaram nas últimas semanas após os atentados do dia 13 de novembro em Paris, que foi reivindicado pela organização.

Por outro lado, os ativistas do Observatório descobriram hoje uma fossa com cinco corpos desfigurados com ácidos na cidadela de Rahba, em Al Mayadin, depois de vários veículos do EI terem entrado na região. Não se sabe como elas foram assassinadas e o motivo.

O EI proclamou no final de junho um califado na Síria e no Iraque, onde controlou partes do norte e do centro de ambos os países.

No mês seguinte, os jihadistas dominaram quase toda a província de Deir ez Zor, na fronteira com o Iraque, exceto alguns bairros de sua capital de mesmo nome e o aeroporto militar, que seguem nas mãos das forças governamentais sírias.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.