Mundo

EI toma controle de novas zonas no deserto central sírio

Os extremistas avançaram pela estrada que une a cidade monumental de Palmira, cujo controle foi tomado na quarta-feira, com Damasco


	Os extremistas avançaram pela estrada que une a cidade monumental de Palmira, cujo controle foi tomado na quarta-feira, com Damasco
 (Reuters)

Os extremistas avançaram pela estrada que une a cidade monumental de Palmira, cujo controle foi tomado na quarta-feira, com Damasco (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2015 às 14h23.

Beirute - O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou nesta segunda-feira o controle de novas zonas no deserto central sírio, onde fica a província de Homs, fronteiriça com o Iraque, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os extremistas avançaram pela estrada que une a cidade monumental de Palmira, cujo controle foi tomado na quarta-feira, com Damasco e dominaram também uma mina de fosfato e imóveis adjacentes na área de Jinifis, também em Homs.

Os radicais iniciaram no último dia 13 uma ofensiva no leste de Homs, onde conquistaram Al Ameriya, Sujna e Palmira, assim como os campos de gás de Al Arak e Al HIl e a zona de Sauana, entre outros.

Além disso, os jihadistas têm em seu poder a passagem de Al Walid, também conhecida como Al Tanf, fronteiriça com a província iraquiana de Al-Anbar.

Há quatro dias, o Observatório apontou que o EI controlava já mais de 50% do território sírio, que equivale a 95 mil quilômetros quadrados, após os recentes avanços.

O grupo está presente em nove províncias sírias: Homs, Al Raqqah, Deir ez-Zor, Al Hasaka, Hama, Aleppo, Damasco, Rif Damasco e Sueida.

Os jihadistas dominam a maioria dos campos de gás do país, menos a jazida de Al Shaer, no leste de Homs e em mãos do regime, e o de Ramilan, que é controlado pelas Unidades de Proteção do Povo -milícias curdo sírias-, em Al Hasaka.

O EI proclamou no final de junho de 2014 um califado na Síria e Iraque.

Os extremistas conseguiram se expandir no território sírio apesar dos bombardeios da coalizão internacional, iniciados em 23 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIslamismoSíria

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA