Mundo

EI fracassa ao tentar controlar bairro ao norte de Kobani

Jihadistas planejam controlar essa zona da cidade para cercar as Unidades de Proteção do Povo Curdo

Explosão em Kobani: combates esporádicos prosseguiam nesta terça-feira no leste da cidade (AFP)

Explosão em Kobani: combates esporádicos prosseguiam nesta terça-feira no leste da cidade (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2014 às 10h34.

Cairo - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) fracassou neste domingo, pela quarta vez, em tomar o controle de um bairro ao norte da cidade curdo síria de Kobani, que faz fronteira com a Turquia, principal objetivo dos extremistas há dias.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos explicou que os jihadistas planejam controlar essa zona da cidade para cercar as Unidades de Proteção do Povo Curdo, cortar suas linhas de abastecimento e evitar que transfiram a os feridos para o território turco.

A única via de acesso a Kobani, assediada há 40 dias pelo EI, é pelo norte, através da fronteira turca, por onde se espera a chegada iminente de outros combatentes rebeldes e de peshmergas para apoiar os curdos.

Os combatentes curdos enfrentaram os jihadistas entre a noite de sábado noite e esta madrugada nos arredores do mercado de Al Hal e perto dos bairros de Al Sinaa, Wikani e Aravam, ao norte de Kobani. O EI ainda tenta retirar os cadáveres de seus integrantes mortos em combate, que permanecem jogados nos arredores do mercado de Al Hal.

Curdos e jihadistas também se enfrentaram no sul de Kobani, onde morreram sete membros do EI, acrescentou o Observatório. Os milicianos curdos também atacaram dois veículos do EI, entre as aldeias de Binder e Susanat, no oeste de Kobani, onde também teriam causado baixas entre os jihadistas.

Kobani resiste à investida do EI com o respaldo dos bombardeios da coalizão internacional e com as novas armas e munição fornecidas pelos EUA.

O Observatório informou neste domingo que 815 pessoas morreram em 40 dias de combates em Kobani, a maioria integrantes do EI (481) e milicianos das Unidades do Proteção do Povo cidade Curdo (302).

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoEuropaSíriaTurquia

Mais de Mundo

Kamala ainda não escolheu candidato a vice-presidente, diz campanha

Kamala Harris faz suspense para escolha de vice, que deve sair até terça

Oposição da Venezuela nega que Edmundo tenha se autoproclamado presidente do país em carta

Kamala Harris vai definir vice para eleição nos EUA antes de giro por estados-chave

Mais na Exame