Mundo

Efraim Morais e Heráclito Fortes ficam fora do Senado

Candidatos do DEM participaram de esândalos na casa e não conseguiram a reeleição

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

O eleitor rejeitou nas urnas dois dos principais personagens do recente escândalo no Senado: os senadores Efraim Morais (DEM-PB) e Heráclito Fortes (DEM-PI). O primeiro foi primeiro-secretário do Senado entre 2005 e 2009, enquanto o segundo é o atual ocupante deste cargo, responsável por cuidar da gestão administrativa da Casa. A partir de 2011, serão ex-senadores.

Por outro lado, o ex-diretor-geral Agaciel Maia (PTN) foi eleito deputado distrital no Distrito Federal. É a primeira eleição disputada por Agaciel, apontado pelo Ministério Público Federal, em denúncia recente, como mentor dos atos secretos revelados pelo Estado no ano passado.

Investigado por fraudes em licitações e suspeito de contratar funcionários fantasmas, Efraim ficou em terceiro lugar na votação para o Senado, atrás de Wilson Santiago (PMDB) e Vitalzinho (PMDB). Ele ainda pode cair para o quarto lugar, já que a Justiça Eleitoral não computou ainda os votos dados a Cássio Cunha Lima (PSDB), cuja candidatura está sob avaliação por causa da Lei da Ficha Limpa.

Já Heráclito Fortes amargava um quarto lugar com 65% dos votos apurados, podendo cair para a quinta colocação. Além dele, outro atual senador do Piauí também foi derrotado: Mão Santa (PSC), que ficou em terceiro lugar.

Leia mais sobre política

Siga as notícias de Eleições no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010EscândalosFraudesJustiçaOposição políticaPolítica no Brasil

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua