Mundo

Economia alemã fechou 2010 com o maior crescimento em 20 anos

PIB da Alemanha cresceu 3,6% em 2010, o maior aumento desde a reunificação do país

A chanceler alemã Angela Merkel: sob seu comando, o país teve o maior PIB em 20 anos

 (Andreas Rentz/Getty Images)

A chanceler alemã Angela Merkel: sob seu comando, o país teve o maior PIB em 20 anos (Andreas Rentz/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2011 às 06h12.

Berlim - O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 3,6% em 2010, o maior aumento desde a reunificação do país, em 1991, informou nesta quarta-feira o Escritório Federal de Estatísticas (Destatis).

O grande nível de exportações e o notável aumento da demanda interna foram os principais responsáveis pelo forte crescimento da maior economia europeia, que lidera os avanços das nações industrializadas após a crise.

"Este foi o maior aumento do PIB desde a reunificação. Os dados mostram que as pessoas podem olhar para o futuro com otimismo", assegurou em comunicado o ministro da Economia, Rainer Brüderle.

Brüderle ressaltou ainda que o grande crescimento do país contribuiu para a forte alta do contingente de população empregada, que alcançou um recorde histórico em 2010.

"Nosso país caminha rumo ao pleno emprego", indicou o ministro, antes de considerar que, com a queda do desemprego e o aumento dos salários, estão sendo fincadas as bases para uma demanda interna robusta que leve ao crescimento econômico sustentável a longo prazo.

Apesar do avanço do PIB, os cálculos oficiais preveem que a economia alemã não irá recuperar até o fim de 2011 o nível em que se encontrava antes da crise financeira global.

O Governo federal e os principais centros de estudos econômicos da Alemanha já haviam previsto que em 2010 o país cresceria entre 3,5% e 3,7%, um salto considerável frente ao retrocesso de 4,7% em 2009.

O déficit público, por sua vez, ficou em 88,57 bilhões de euros em 2010, o equivalente o 3,5% do PIB, superando o limite de 3% fixado pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento da UE.
 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA