2 feridos em incidente em central nuclear da França

Segundo a empresa que controla a central, a EDF, duas pessoas sofreram queimaduras leves. "Não foi um incêndio", informou um porta-voz

Estrasburgo - O incidente com produtos químicos registrado nesta quarta-feira na central nuclear de Fessenheim (nordeste da França) deixou duas pessoas feridas, mas não representa um perigo maior de segurança, segundo o ministério da Energia.

Segundo a empresa que controla a central, a EDF, duas pessoas sofreram queimaduras leves. "Não foi um incêndio", informou um porta-voz. "Aconteceu um escapamento de vapor de água oxigenada produzida em consequência da injeção em um depósito de peróxido de hidrogênio de água", acrescentou.

As duas pessoas se queimaram mesmo usando luvas por causa da manipulação de um produto químico, o peróxido de hidrogênio, segundo a mesma fonte.

A ministra da Energia, Delphine Batho, se comunicou com a Autoridade de Segurança Nuclear, que confirmou que o incidente não afeta a segurança.

Os bombeiros do Alto Reno, o departamento francês fronteirço com a Alemanha no qual se encontra a central de Fessenheim, foram acionados imediatamente para controlar o fogo.

A central de Fessenheim, a mais antiga usina nuclear da França e por isso mesmo particularmente assinalada como um perigo pelos ecologistas, está em serviço desde 1977.

Explotada pela EDF, a central tem dois reatores de uma potência de 900 megawatts cada um.

O presidente francês François Hollande se comprometeu a fechá-la até 2017.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.