Mundo

Divergências não impedem parcerias, diz Obama em discurso no Rio

Obama afirmou que este é o momento do reconhecimento do Brasil na comunidade internacional

Obama elogia democracia brasileira em discurso no Rio (Valter Campanato/ABr)

Obama elogia democracia brasileira em discurso no Rio (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2011 às 16h37.

Brasília – Demonstrando conhecer a história política brasileira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje (20), durante o discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que o Brasil conseguiu transformar o país que viveu sob a ditadura em exemplo de democracia.

Segundo ele, os Estados Unidos “reconhecem e torcem” pelo sucesso brasileiro. De acordo com o presidente, as divergências são naturais e não impedem as parcerias.

O norte-americano disse também que o futuro do Brasil é agora e não há mais o que esperar. De acordo com ele, havia pressão interna e externa que bloqueava o avanço brasileiro.“O Brasil mostra que uma ditadura pode tornar uma democracia crescente. É um país que teve um movimento que começou nas ruas e transformou o Brasil e o mundo”, disse Obama, citando as manifestações contra o regime militar ocorridas no Brasil e em particular, a passeata de 1968, no Rio.

Obama afirmou que agora é o momento do reconhecimento do Brasil na comunidade internacional, ao contrário do que ocorreu no passado. “[Antes] o que freava era a política em casa e fora daqui. Este dia chegou. O futuro já chegou ao Brasil. É hora de agarrar o futuro.”

De acordo com o presidente norte-americano, as divergências são naturais, o que não impede o trabalho conjunto e as ações parceiras. “Os nossos países nem sempre concordaram em tudo. Os americanos reconhecem e torcem pelo sucesso brasileiro. Vamos permanecer juntos”, disse ele.

Obama afirmou ainda que o Brasil e os Estados Unidos se esforçam pelo aperfeiçoamento da democracia. “O futuro de um povo será determinado pelo próprio povo. A mudança não é algo que devamos temer”, completou.

Acompanhe tudo sobre:Barack Obamacidades-brasileirasDiplomaciaMetrópoles globaisPersonalidadesPolíticosRio de Janeiro

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua