Mundo

Dissidente é condenado a dois anos e meio de prisão

O advogado e ativista Le Quoc Quan foi condenado no Vietnã a dois anos e meio de prisão em um julgamento de apenas poucas horas

Manifestante com cartaz do advogado e ativista Le Quoc Quan: julgamento foi considerado "político" por ONGs (Cat Barton/AFP)

Manifestante com cartaz do advogado e ativista Le Quoc Quan: julgamento foi considerado "político" por ONGs (Cat Barton/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 09h51.

Hanói - O advogado e ativista Le Quoc Quan foi condenado nesta quarta-feira no Vietnã a dois anos e meio de prisão em um julgamento de apenas poucas horas, considerado "político" pelas ONGs.

Ele foi declarado culpado de "fraude fiscal", anunciou o presidente do tribunal, Le Thi Hop. Além disso, terá que pagar multa de 59.000 dólares.

A polícia do regime comunista, que não tolera oposição, impediu a aproximação de centenas de manifestantes que pediam a libertação do dissidente.

O advogado de 42 anos foi acusado de ter tentado ocultar do fisco 20.000 dólares de uma empresa criada en 2001, segundo o jornal digital oficial VietnamNet.

A ONG Human Rights Watch denunciou um julgamento "político" e pediu a libertação imediata do advogado católico, conhecido pelos textos divulgados na internet sobre as violações dos direitos humanos e a ausência de pluralismo político e de liberdade religiosa no país.

O Vietnã tem centenas de prisioneiros políticos, segundo grupos de defesa dos direitos humanos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaONGsOposição políticaPolíticaVietnã

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique