Mundo

Dissidência cubana denuncia novas detenções de ativistas

A maior parte das prisões aconteceu em uma manifestação em frente a um centro policial para exigir a libertação de outros presos nos últimos dias


	Ato por dissidentes cubanos em Miami
 (Francisco Alvarado/Reuters)

Ato por dissidentes cubanos em Miami (Francisco Alvarado/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2015 às 05h27.

Havana - Pelo menos 18 opositores e ativistas cubanos foram detidos nesta quinta-feira (data local) em Havana, a maior parte deles em uma manifestação em frente a um centro policial para exigir a libertação de outros presos nos últimos dias.

Entre os detidos estão Antonio Gonzáles Rodiles, organizador de um projeto de debates chamado "Estado de SATS", e sua esposa, Ailer González, confirmou a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), liderada por Elizardo Sanchéz.

Sanchéz afirmou à Agência Efe que os presos hoje tinham ido ao centro de detenção conhecido como Vivac para pedir a libertação de 12 ativistas mantidos pela polícia no local desde terça-feira.

A artista Tania Bruguera também pode estar entre os presos. As detenções começaram na última terça-feira, quando ela tentou organizar uma ação artística de debate sobre Cuba, irritando o governo da ilha.

A CCDHRN, no entanto, não diz não ter a confirmação de que Tania está entre os 18 detidos. Já o "14ymedio", portal independente dirigido pela blogueira Yoani Sanchéz, afirma que ela foi presa novamente.

De acordo com Sanchéz, entre 60 e 70 dissidentes, jornalistas independentes e ativistas foram presos nos últimos dias na capital cubana.

Tania foi liberada na quarta-feira após ter sido acusada de "resistência e incitação à desordem pública" por causa da "performance" que ela convocou na emblemática Praça da Revolução de Havana.

O ato, que foi qualificado pelas autoridades culturais da ilha como "oportunista" e "provocação política", não ocorreu porque Tania foi presa antes mesmo da realização da ação artística. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaPrisõesProtestosProtestos no mundo

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação