Mundo

Dilma vê eleição de Peña Nieto como vitória para América Latina

Em um telefonema de 10 minutos, a presidente parabenizou o novo governante mexicano pela vitória e expressou desejo de aprofundar as estratégias bilaterais

Dilma: Peña Nieto aceitou convite para visitar o Brasil antes de sua posse (Enrique Marcarian/Reuters)

Dilma: Peña Nieto aceitou convite para visitar o Brasil antes de sua posse (Enrique Marcarian/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 14h20.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta terça-feira ao presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, e disse que a eleição dele é uma "vitória para a América Latina", informou a Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Peña Nieto, advogado de 45 anos, foi eleito no domingo para um mandato de seis anos, reconduzindo o Partido Revolucionário Institucional (PRI) à Presidência do México após 12 anos na oposição.

Em um telefonema de 10 minutos, Dilma parabenizou Peña Nieto pela vitória e expressou desejo de aprofundar as estratégias bilaterais entre as duas maiores economias da América Latina.

O presidente eleito disse que a eleição reflete "maturidade do processo democrático" no México, país que enfrenta boa situação financeira e econômica apesar da crise internacional e de uma sangrenta guerra contra o narcotráfico.

Peña Nieto aceitou convite de Dilma para visitar o Brasil antes de sua posse, em 1o de dezembro, durante viagem que deverá realizar pela região.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffDiplomaciaGoverno DilmaMéxicoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia