Mundo

Dilma tenta compor cota feminina de novo ministério

Pode chegar a 11 o número de mulheres no primeiro escalão da presidente eleita

Dilma tenta convencer o PT do Nordeste a aceitar uma gaúcha no Ministério do Desenvolvimento Social (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Dilma tenta convencer o PT do Nordeste a aceitar uma gaúcha no Ministério do Desenvolvimento Social (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2010 às 10h05.

Brasília - Para acelerar o fechamento da cota feminina na Esplanada, a presidente eleita Dilma Rousseff convidou Maria Lúcia de Oliveira Falcón, atual secretária de Planejamento de Sergipe, para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com isso, pode chegar a 11 o número de mulheres no primeiro escalão.

No fechamento do xadrez, Dilma Rousseff tenta convencer o PT do Nordeste a aceitar uma gaúcha - Tereza Campelo - no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Tudo para cumprir a promessa de campanha de compor 30% do ministério com mulheres.

A pasta que cuida do Bolsa-Família era a primeira da lista de cargos pretendidos pelos governadores nordestinos, mas Dilma preferiu desviar a indicação dos aliados para o MDA. Tereza Campelo é coordenadora de projetos estratégicos da Casa Civil, mas líderes aliados e governadores nordestinos não se conformam em perder para o Rio Grande do Sul o ministério do Bolsa-Família que tem “a cara” do Nordeste.

Na Secretaria de Mulheres, o nome mais forte é o da deputada Iriny Lopes (PT-ES). Izabella Teixeira deve continuar no comando do Meio Ambiente e outras quatro mulheres já foram confirmadas: Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social), Miriam Belchior (Planejamento), a senadora do PT catarinense Ideli Salvatti (Pesca) e a deputada do PT gaúcho Maria do Rosário (Direitos Humanos). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame