Mundo

Dilma: oferta de crédito pode chegar a 70% do PIB em 2014

Dilma Rousseff, do PT, acredita que o financiamento ao consumo pode crescer de forma sustentável se houver investimentos para atender à demanda

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, faz discurso durante o EXAME Fórum (.)

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, faz discurso durante o EXAME Fórum (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

São Paulo - A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira (31) que a relação crédito/PIB no Brasil pode saltar dos atuais 45,2% para 70% em 2014. "Para isso, é necessário o crescimento no ritmo de investimentos", salientou Dilma Rousseff, que participou do EXAME Fórum, em São Paulo, que debate o tema "Brasil - A Construção da 5ª Maior Economia do Mundo".

A ex-ministra-chefe da Casa Civil reiterou que o Pré-Sal é o passaporte para o futuro. "O governo Lula resgatou a indústria naval", afirmou. A petista prevê que a economia brasileira possa crescer 5,5% ao ano de forma sustentável até 2014.

Dilma Rousseff elegeu alguns desafios como o de erradicar a miséria no Brasil na próxima década. "Hoje, 70% da população pertence às classes A, B e C", disse, destacando que o desenvolvimento equânime de todas as regiões é fundamental para o equilíbrio do país.

A pré-candidata do PT assumiu o compromisso com a liberdade de opinião e a liberdade de imprensa, e defendeu a realização das reformas. "Não precisamos esperar a reforma ideal; podemos fazer alguns ajustes micros", disse, citando o exemplo da reforma tributária.

Segundo a ex-ministra, o grande desafio financeiro é não deixar que apenas o BNDES financie tudo no longo prazo. "Precisamos de fundos de pensão e temos que incentivar os investimentos privados de longo prazo".

A petista disse acreditar muito no mercado de capitais, que tem um papel importante nos financiamentos do desenvolvimento do Brasil. "Só o governo central não é suficiente para esse imenso processo de mobilização. Nós precisamos mobilizar corações e mentes de toda cidadania brasileira para um projeto de nação. Estou pronta para partilhar esse desafio com toda a sociedade brasileira", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010Partidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA